Abertura de processo para solicitação de medicamentos da Farmácia de Minas de BH passa a ser exclusivamente na UAI Praça Sete

Conteúdo Principal
Submitted by 11748360671 on
Publicado em:
Imagem do atendimento na UAI Praça Sete

Mudança irá reduzir tempo de espera de novos e ampliar capacidade de atendimento para entrega de remédios, entre outros benefícios 

A abertura do processo para solicitação de medicamentos da Farmácia de Minas de Belo Horizonte deve ser feita exclusivamente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, localizada no centro da capital mineira, a partir desta segunda-feira (8/5). 

A mudança no procedimento, anunciada pelos secretários de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, é válida para moradores dos 39 municípios de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte.  

O atendimento na UAI deve ser agendado nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App.

Acesso

A medida vai facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço nesta primeira etapa do processo, que é primordial para garantia do fornecimento dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Atualmente, a relação de medicamentos fornecidos pelo Ceaf conta com 165 itens para tratamento, em maioria de condições de saúde crônicas ou de uso prolongado.

Com a migração do serviço de abertura do processo para a UAI Praça Sete, a expectativa é reduzir o tempo de espera e aprimorar o atendimento ao cidadão, inclusive com o aumento gradativo de vagas disponíveis para agendamento conforme for necessário para atender à demanda apresentada. 

“Trazer o serviço da Farmácia de Minas para a UAI Praça Sete é um movimento importante do Governo de Minas, que está buscando, ao longo desta gestão, centralizar cada vez mais serviços nas nossas Unidades de Atendimento Integrado. A intenção do governo é que a população possa resolver todas as situações que tiver com o Estado por meio das UAIs, que prestam atendimento com previsibilidade, horário marcado e sem atrasos, e é o que esperamos agora para a Farmácia de Minas”, destacou Luísa Barreto.

Conforme ressaltou a secretária, na UAI os cidadãos terão toda a orientação necessária. “O atendimento da Farmácia de Minas na UAI Praça Sete já está disponível e as pessoas que eventualmente tiverem dificuldade de fazer o agendamento eletrônico do serviço podem se dirigir até a UAI, onde vão encontrar guichês de atendimento, totens e uma equipe preparada para auxiliar”, assegurou.

Promoção da saúde 

Para o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, além da comodidade de utilizar as instalações da UAI Praça 7 e ter acesso a um serviço mais ágil e especializado nesta etapa inicial do processo, o usuário também será beneficiado quando, posteriormente, for buscar os medicamentos do Ceaf na sede da Farmácia de Minas BH. “Com a mudança, vamos liberar 12 guichês na Farmácia de Minas para a dispensação dos medicamentos, o que representa um aumento potencial de pacientes atendidos por mês para retirada de remédios”, explicou Baccheretti.

Rejane Maria José, primeira usuária da Farmácia de Minas atendida pelo serviço na UAI da Praça Sete, aprovou a mudança. "Esta é a primeira vez que solicito o medicamento. Fiz o agendamento e já achei ótimo ser atendida na UAI. Aqui é muito mais fácil para vir e voltar", afirma.

É importante destacar que os demais serviços oferecidos pela Farmácia de Minas de Belo Horizonte, como a dispensação de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno permanecem inalterados e seguem sendo realizados normalmente na sede do bairro Carlos Prates. Também não haverá qualquer alteração na rotina dos usuários das demais unidades da Farmácia de Minas das Regionais de Saúde do interior de Minas Gerais.

Até abril de 2023 já foram abertos, pela Farmácia de Minas de Belo Horizonte, 8.299 protocolos de solicitação de medicamentos, média de 2.075 por mês. Em todo o ano de 2021 foram feitas 19.450 solicitações, média mensal de 1.621. Em 2022, foram 21.243 pedidos, média de 1.770 novos processos ao mês.

Passo a passo

O usuário deverá agendar dia e horário para seu atendimento no Portal MG ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, na UAI Praça Sete para entregar os documentos devidamente preenchidos.

Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, o usuário poderá acompanhar o andamento da solicitação pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

O prazo para deferimento é de até 45 dias e, assim que a solicitação for deferida, o usuário deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de Belo Horizonte.

A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG, em www.saude.mg.gov.br/formulariosceaf.

Uma observação é que os usuários que já retiram medicamentos na Farmácia de Minas de Belo Horizonte e que precisem incluir documentos no processo poderão fazê-lo no momento da retirada os remédios. Ou seja, atividades referentes à análise de processos, monitoramento de tratamento, inclusão ou troca de medicamentos para solicitações deferidas e renovação da continuidade de tratamento continuarão a ser realizadas pela Farmácia de Minas ou pela Diretoria de Medicamentos Especializados (DMESP) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Público-alvo 

A mudança na abertura do processo de solicitação de medicamentos vai contemplar usuários dos 39 municípios de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, que são: Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Cerca de 54% das solicitações mensais de medicamentos são referentes a usuários residentes em Belo Horizonte. Contagem, Betim e Ribeirão das Neves somam outros 20% dos atendimentos e os demais municípios da Regional de Saúde respondem pelos 26% restantes.

No interior do estado, o serviço de solicitação de abertura de processo permanece sendo prestado nas unidades regionais da Farmácia de Minas.

Veja como solicitar medicamentos especializados:

Informações e agendamentohttps://www.mg.gov.br/servico/solicitar-medicamentos-especializados
UAI Praça Sete: Avenida Amazonas, 478, Centro - Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Consultar disponibilidade em estoque de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf):
https://www.mg.gov.br/servico/consultar-disponibilidade-em-estoque-de-medicamentos-do-componente-especializado-da

Retirar medicamentos do Ceaf na Farmácia de Minas de Belo Horizonte:
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.777, bairro Carlos Prates, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.