Vistorias adicionais de veículos deixam de ser feitas na DRV Gameleira e passam a ser realizadas pelas empresas credenciadas

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
Cristiano Machado / Imprensa MG

Serviço será finalizado diretamente nas empresas autorizadas, sob supervisão da CET-MG, sem necessidade de deslocamento para a unidade do bairro Gameleira ou Cidade Administrativa

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), comunica a atualização do fluxo de vistorias para identificação veicular para os casos em que a Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) verificar pendências durante a identificação. O serviço é etapa para transferência de propriedade, entre outros serviços. A medida busca dar mais agilidade e comodidade para os cidadãos no processo de identificação veicular.

A partir de agora, o cidadão irá concluir o atendimento na mesma ECV em que foi iniciado, após a regularização das eventuais pendências. Assim, o serviço passa a ser prestado exclusivamente pela ECV, sob supervisão da CET-MG, e sem necessidade de deslocamentos adicionais para a DRV do bairro Gameleira ou para a Cidade Administrativa de Minas Gerais, ambas em Belo Horizonte.

No fluxo anterior, etapas de vistoria adicional, quando necessárias para conclusão do atendimento, eram direcionadas para a antiga DRV.

Esta estratégia visa proporcionar maior agilidade no processo, melhorar a experiência do usuário e fortalecer a eficiência operacional do sistema de gestão de trânsito.

Permite ainda liberar a equipe de gestão das vistorias para reforçar as ações de fiscalização, controle de qualidade e prevenção de fraudes, supervisionando a atuação das empresas credenciadas. Essas são as atividades transferidas para a CAMG. O atendimento aos cidadãos será feito pelas ECVs.

Transição

A melhoria no fluxo de vistoria, com empresas credenciadas, faz parte do processo de transição da gestão de trânsito do antigo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para a CET-MG, da Seplag-MG, e busca simplificar os serviços de veículos, antes prestados exclusivamente na unidade do bairro Gameleira.

Desde outubro de 2023, os serviços ligados a documentos de veículos deixaram de ser feitos no local e passaram a ser oferecidos nas três Unidades de Atendimento Integrado (UAI) da capital.

A medida permitiu aprimorar o atendimento ao cidadão, concentrando, além dos serviços de trânsito, diversos serviços de órgãos do Governo do Estado em um único espaço, facilitando a vida dos cidadãos que precisam dos serviços.

Em dezembro de 2023, a vistoria de identificação veicular passou a ser realizada por empresas credenciadas. Atualmente, 124 ECVs prestam serviço na capital.

A partir de então, a DRV, que realizava em média 900 vistorias ao dia, passou a realizar apenas 150 atendimentos, para casos excepcionais de revisão de pendências, encaminhadas pelas próprias ECVs, e outras demandas ainda não repassadas para empresas credenciadas, como a vistoria de veículos oficiais, vistoria lacrada, e baixas de veículo ou de impedimento administrativo.

Em 2024, foram realizadas ainda melhorias no atendimento a concessionárias de veículos e frotistas, que passaram a ser realizadas pelo balcão digital do novo Portal Frotista.

Foi lançada a possibilidade de solicitar de maneira digital o Alvará para Liberação de Veículo removido e, em novembro, as transferências de propriedade de veículo também passaram a ser disponibilizadas em canal digital.

Todas essas melhorias permitiram que, em curto espaço de tempo, as atividades da DRV Gameleira se encerrassem na capital, deixando o serviço presencial mais próximo e prático nas UAIs, além da disponibilidade de novos canais digitais para os serviços de veículos.

No site www.transito.mg.gov.br, os cidadãos encontram informações sobre todos os serviços de veículos disponíveis online. 

Tags