Seplag-MG promove webinário sobre Diversidade e Inclusão no Serviço Público

Etarismo no mundo do trabalho foi o principal tema abordado no evento on-line
Servidores estaduais e demais interessados participaram, nesta quinta-feira, 10/11, do webinário “Como promover a Diversidade e Inclusão no serviço público”, promovido pelo canal Desempenho e Desenvolvimento Seplag-MG, no Youtube. A iniciativa faz parte do Programa Qualidade de Vida para o Trabalho (PQVT), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Nessa edição a convidada foi a psicóloga e doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Juliana Seidl.
“O nosso objetivo é avançar nesse tema tão importante e atual que é a diversidade e a inclusão, seus impactos e as boas práticas que podem ser adotadas, não só na Administração Pública, mas em outras áreas também”, destacou a diretora Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), Luciana Waleska Cardoso Assunção.
Diversidade e Inclusão
De acordo com a palestrante Juliana Seidl, o Brasil é um dos países mais diversos e desiguais do mundo. “Lindamente diverso e tristemente desigual”, frisou. A palestrante destacou que as organizações deveriam ser um microcosmo da sociedade, mas não é o que ocorre. “Infelizmente a gente não observa a diversidade brasileira nas organizações onde trabalhamos”, ressaltou.
Juliana Seidl explicou que promover a diversidade é promover a representatividade, ao passo que, promover a inclusão é dar visibilidade. “Não adianta incluir mulheres, negros, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, entre outros, sem dar voz a esses públicos, que são minorias”, considerou.
Etarismo
Entre os pontos importantes para abordar a questão da diversidade e inclusão no serviço público, um aspecto destacado na palestra foi o etarismo, termo que se refere a qualquer tipo de preconceito, discriminação ou estereótipo, que tem como base a faixa etária das pessoas, quer seja com relação aos mais maduros, quer seja com os mais jovens.
O Brasil tem uma cultura focada na juventude, em que a energia é atribuída às pessoas mais jovens, apontou a psicóloga, o que reflete no mundo do trabalho. “O etarismo afeta a todos, diferentemente de outros tipos de discriminação. O envelhecimento é um processo e a gente começa a envelhecer desde que nasce”, disse.
Essa constatação ganha importância ao se constatar que o Serviço Público é mais longevo que a iniciativa privada, em razão especialmente da estabilidade para servidores efetivos, como foi assinalado no webinário.
“Grupos que já são a minoria quando envelhecem se sentem cada vez mais invisíveis”, alertou Seidl. Revisitar políticas e práticas de gestão de pessoas e facultar igualdade de oportunidades estão entre as dicas para se promover a diversidade e a inclusão nos ambientes de trabalho. “É preciso garantir oportunidades futuras e para todos e todas”, afirmou a palestrante.
PQVT
O Programa Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), implementado pela Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), visa à promoção da saúde física e mental dos servidores e colaboradores de Minas Gerais.
O webinário “Como promover a Diversidade e Inclusão no serviço público” e demais eventos virtuais promovidos pelo PQVT podem ser acessados na íntegra neste link.