Governo de Minas encerra 2025 levando mais cobertura de telefonia móvel e internet 4g para os cidadãos
Mais conexão e cidadania para os cidadãos mineiros. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está ampliando a cobertura de telefonia móvel e internet para mais três localidades mineiras, no programa Alô, Minas! Fase II. As antenas já estão instaladas em São José de Macaúbas (Cônego Marinho), Turvão (Ervália) e Capivara (Cajuri).
Essas são as primeiras antenas instaladas da Fase II do programa, e os moradores estão entre os mais de 28 mil que serão contemplados pela segunda fase, além dos mais de 110 mil já beneficiados pela Fase I em 150 locais.
Em 2026, o Alô, Minas! chegará a mais 36 distritos e comunidades de regiões como Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Central e Sul de Minas. Lançado em 2020 pela Seplag-MG, o programa tem como objetivo reduzir desigualdades regionais, promovendo desenvolvimento econômico e social por meio da ampliação da cobertura de telefonia móvel.
Com a entrega das antenas, a Seplag-MG conclui um ano de avanços históricos. São ações que vão desde a reparação de danos das tragédias de Brumadinho e Mariana, a ampliação e o aprimoramento do atendimento ao cidadão, até iniciativas que promoveram a inovação e sustentabilidade.
“A Seplag-MG vem conectando o Governo de Minas à necessidade de cada mineiro. Digitalizamos os serviços públicos oferecidos, simplificamos a linguagem e levamos qualidade para o dia a dia da população, gerando um impacto real na vida das pessoas. É com essa experiência que olhamos para frente, fazendo um planejamento que une o serviço público, o cidadão e o Estado em um ciclo de gestão inovador e responsável: da reparação do passado à digitalização do presente e ao planejamento sustentável do futuro”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Atendimento ao Cidadão
Um novo patamar de atendimento ao cidadão marcou o ano de 2025, fortalecendo o objetivo de facilitar, simplificar e agilizar o acesso aos serviços. Além do Alô, Minas!, foram entregues sete novas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), completando 60 unidades em funcionamento, quase o dobro se comparado a 2019. Ao longo do ano, foram mais de 5 milhões de atendimentos nas UAIs.
Os serviços totalmente digitais prestados pelo Estado passaram de 800 e o aplicativo MG App, que tem mais de 200 serviços, está instalado no celular de 7,4 milhões de mineiros. Somente em 2025, ele registrou mais de 1,9 milhão de agendamentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), e Minas Gerais se tornou o Estado que mais emitiu a CIN, com mais de 5 milhões de documentos.
No Trânsito, 93% dos serviços foram digitalizados e mais de 150 mil transferências on-line de veículos foram realizadas desde a implantação do serviço, em novembro de 2024. Além disso, mais de 5 mil pessoas jurídicas entre Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV), que estão em mais de 97% dos municípios, estampadoras de placas, pátios, entre outras, são credenciadas para prestar serviços relacionados com veículos.
Saiba mais.
Rio Doce e Brumadinho
O novo acordo de Reparação do Rio Doce completou um ano de execução em outubro. Avanços na duplicação integral da BR 356, entre Ouro Preto e Mariana, lançamento do Programa de Saneamento da Bacia do Rio Doce, distribuição de kits de máquinas para 38 municípios atingidos marcaram este ano, além da criação da Instância Mineira de Participação Social.
Já o Acordo de Brumadinho, que completará cinco anos em fevereiro de 2026, avançou na reparação com diversas obras e projetos entregues este ano, como o Hospital Regional de Teófilo Otoni, Unidades Básicas de Saúde em São Joaquim de Bicas, a pavimentação do trecho da MG-060, entre Papagaios e Pompéu, um dos diversos projetos rodoviários já concluídos, bacia de contenção para reforçar combate a enchentes em Belo Horizonte e Contagem, entre outros.
Serviço público
A secretaria investiu também no incremento da qualidade do serviço público para garantir o melhor atendimento aos cidadãos mineiros. Com o Automatiza-MG, os servidores passaram a gastar menos tempo com repetição e mais tempo buscando soluções estratégicas. Em 2025 foram 113 robôs criados e 10.215 horas economizadas com trabalhos repetitivos.
O Orçamento Base Zero e a ampliação do modelo de parcerias com o terceiro setor seguiram aprimorando a destinação dos recursos públicos. Saiba mais.
Valorizando e respeitando quem faz o serviço público funcionar, em 2025, mais uma vez, foi mantido o pagamento dos salários e do 13º em dia, além do pagamento das férias-prêmio, depois da regularização do passivo. Com o Transforma Minas, lideranças foram selecionadas, capacitadas e integram um programa de desenvolvimento.
Para maior conforto e segurança no local de trabalho, foram renovados os coletivos da Cidade Administrativa e construídos abrigos e caminhos cobertos para os pontos de ônibus.
Sustentabilidade
A Seplag-MG concluiu o projeto de abastecimento da frota estadual de veículos por álcool, em substituição à gasolina, como parte da política estadual de incentivo ao consumo do etanol. Minas tem 22.444 veículos oficiais e 68% deles podem ser abastecidos com etanol. Em 2025, mais da metade dos veículos flex (8.635) são abastecidos com álcool.
A pasta também está fortalecendo a prática de compras sustentáveis no Estado. Os critérios e práticas a serem adotados pelos órgãos e entidades nas licitações e contratações públicas para promover o desenvolvimento sustentável foram publicados no Decreto Estadual nº 48.938.
Além disso, projetos como a Bolsa de Materiais e a Bolsa 2.0 estimulam a circularidade e o uso racional dos recursos materiais. Em 2025, foram 5.665 materiais já reutilizados entre órgãos e entidades do Estado.