Seplag-MG reformula área de recursos humanos para aprimorar processos de trabalho

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Seplag-MG reformula área de recursos humanos para aprimorar processos de trabalho

Em 2023, secretaria recebeu servidores da Gestão de Trânsito e buscou digitalizar e simplificar serviços

Com a Reforma Administrativa em 2023, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) passou por uma reestruturação e modernização de sua área de recursos humanos. A reformulação, coordenada pela Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Subsecretaria de Gestão e Finanças, buscou promover o bem-estar dos servidores por meio de uma gestão estratégica e humanizada, conectada à transformação digital dos serviços. 

Os resultados do ano passado e perspectivas para 2024 foram apresentados à secretária de Planejamento Luísa Barreto, que destacou os avanços alcançados, com impacto positivo para os servidores e no atendimento às demandas dos cidadãos. 

“Mas o que vimos foi uma clara superação desta expectativa com entregas concisas, números importantes e uma significativa redução de passivos. Com este avanço conseguido em 2023 pela equipe, as perspectivas de melhorias dos processos para 2024 se tornam cada vez mais palpáveis”, considerou.  

Chamados

Para concentrar todas as demandas de recursos humanos em um único canal digital, foi implementada a ferramenta SRH Chamados, garantindo agilidade e eficiência à solução dessas solicitações. A alternativa reduz os processos manuais e propicia melhor acompanhamento e controle das demandas enviadas à Superintendência. 

A SRH também investiu na formação de um núcleo de apoio jurídico, responsável por acompanhar e orientar, de forma qualificada, os processos da Secretaria e apoiar a análise de dados.

Incorporação dos serviços de Trânsito

A reformulação da política de recursos humanos da Seplag-MG está diretamente ligada à Reforma Administrativa do Governo de Minas, sancionada em abril de 2023, que alterou a estrutura do Estado. Para a Secretaria, a principal novidade foi a incorporação dos serviços de Trânsito. 

Antes ligados à Segurança, esses serviços passaram a ser desempenhados pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) da Seplag-MG. Com isso, foi necessário fortalecer a equipe de recursos humanos e reavaliar os processos de trabalho para garantir que os profissionais da CET-MG fossem alocados no Planejamento e Gestão de forma assertiva. 

“A absorção dos serviços de trânsito e também dos servidores que desempenham essas atividades no dia a dia foi um grande desafio, mas que vimos, também, como uma importante oportunidade de gestão. Estamos trabalhando para valorizar todos os servidores da pasta e tornar a secretaria um ambiente ainda mais acolhedor e propício para o desenvolvimento profissional”, detalha a superintendente de Recursos Humanos da Seplag-MG, Mariana Márcia Custódio.

Próximos passos

Para 2024, a unidade irá concentrar esforços em melhorar as ferramentas de gestão e controle do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG). O objetivo é mapear e padronizar processos, além de estipular prazos de resposta às demandas, para uma gestão mais eficiente.