
Foto: Gil Leonardo / Imprensa MG
Servidora da carreira do Estado, a nova titular já atuava na Seplag-MG como subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica
A nova secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), Camila Neves, foi empossada pelo governador Romeu Zema nesta segunda-feira (10/6). A gestora é servidora pública da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e atuava na Seplag-MG como subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica desde 2022.
Camila Neves é graduada pela Fundação João Pinheiro (FJP) e possui mestrado em Administração Pública pela University of London. Além da Seplag-MG, a gestora já ocupou cargos de liderança nas secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública e teve papel fundamental na reforma administrativa do segundo mandato do governo atual.
Na Seplag-MG, esteve à frente também do projeto Automatiza.mg, lançado recentemente para melhorar o trabalho dos servidores e aprimorar, cada vez mais, a prestação dos serviços públicos, por meio de tendências tecnológicas e soluções de inteligência artificial que automatizam processos na administração pública.
Ao todo, o projeto já criou 28 robôs que estão em utilização pelos agentes públicos, reduzindo em mais de 1.300 horas mensais o tempo necessário para a realização dos processos que foram aprimorados.
“Eu quero agradecer ao governador Romeu Zema pela confiança. Espero corresponder à altura da minha antecessora, a secretária Luísa Barreto. Sei que os desafios da Seplag-MG não são pequenos e conto com o apoio de todos para que a continuemos fazendo um trabalho de excelência para o Governo de Minas e para os mineiros”, afirmou a nova secretária.
Reconhecimento
O governador Romeu Zema assinalou, na posse, as responsabilidades da Seplag-MG, que geram impacto e melhorias em diversas áreas do Estado, como Saúde, Segurança Pública, Infraestrutura e Educação, destacando os bons resultados alcançados pela ex-secretária Luísa Barreto na sua gestão e a confiança no trabalho que será desenvolvido pela nova secretária.
“A Secretaria de Planejamento e Gestão é a que mais atua junto às demais pastas, tendo braços e ramificações em todo o Estado. Sabemos que a automatização para melhoria de processos é fundamental para o aumento da produtividade e, consequentemente, para a racionalização dos custos do Poder Público. Então a Secretaria tem uma missão importantíssima. O equilíbrio que almejamos no fluxo de caixa depende muito do trabalho de todos da pasta”, disse o governador.
O governador também destacou outros desafios da pasta, como a repactuação do acordo de Mariana, que está em negociação, apontando como referência a condução do acordo de Brumadinho, assinado em 2021, que vem trazendo resultados positivos para a população atingida e para o Estado.