Sei!MG supera 40 milhões de documentos na base de dados

A plataforma garante economia e eficiência nos serviços prestados pelo Governo de Minas

O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e utilizado para tramitação eletrônica de documentos no Governo de Minas, ultrapassou a marca de 40 milhões de documentos na base de dados. Somente em 2021, foram cadastrados 15 milhões de arquivos.

Atualmente, o Sei!MG conta com 94 mil usuários cadastrados, entre servidores de todos os órgãos e entidades do Governo de Minas, além de 95 mil usuários externos, como fornecedores, representantes de prefeituras, entre outros, gerando em torno de 1,2 milhão de documentos por mês.

“Desde a implementação do teletrabalho no Estado, em março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, a utilização do Sei!MG aumentou de forma considerável e ele se consolidou como uma ferramenta essencial para a tramitação eletrônica de documentos, otimizando os processos internos e aumentando a eficiência dos serviços prestados pelo Governo de Minas ”, afirma a coordenadora do Sei!MG, Danielle Ferreira, que atua na Diretoria Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag-MG.

Funcionalidades

O Sei!MG possui módulos que agregam funcionalidades específicas ao sistema, que trazem benefícios como economia, agilidade e eficiência. O Barramento de Integração viabiliza o trâmite de processos entre órgãos e entidades de esferas diferentes; o Peticionamento Eletrônico permite que um usuário externo abra demandas diretamente em um setor configurado no sistema; e a Pesquisa Pública disponibiliza em uma página específica o acompanhamento em tempo real do andamento dos processos.

O Sei!MG conta, ainda, com a possibilidade de integração de outros sistemas. “O Departamento de Estradas e Rodagem (DER-MG), por exemplo, cria aproximadamente 216.576 processos de multas por ano. Todos tramitados eletronicamente, resultando na otimização do processo, na transparência e na economia com papel e impressão, entre outros benefícios”, destaca a coordenadora.

Sei!MG

Lançado pela Seplag-MG em agosto de 2017, o Sei!MG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital. A medida trouxe economia com papel, impressão e materiais de escritório como pastas, carimbos e grampos.

O sistema Sei foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A plataforma também conta com um aplicativo capaz de criar processos e editar documentos, disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.