Cemig investe no Programa Energia Inteligente

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 Cemig investe cerca de R$ 25 milhões no Programa Energia Inteligente

Programa Energia Inteligente leva consciência sobre uso eficiente da energia elétrica para população de baixa renda

 

Mais de 70 mil famílias serão beneficiadas pelo Programa Eficiência Energética, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, executada por meio da Cemig.

Regulamentado pela Aneel, a proposta é incentivar mudança de hábitos de consumidores de baixa renda em cerca de 80 vilas e comunidades mineiras até o final deste ano, com informações sobre o uso correto e seguro da energia elétrica, e com esclarecimentos sobre os riscos da prática de ligações ilegais, conhecidas como “gatos”.

A iniciativa prevê, ainda, a substituição de 315 mil lâmpadas ineficientes por lâmpadas de LED, mil geladeiras antigas por outras novas de baixo consumo de energia e 15 mil chuveiros elétricos por duchas eletrônicas.  

Morador do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, Júlio César Souza acredita que o Programa Energia Inteligente possibilita o resgate da cidadania dos moradores das comunidades. “Requalifica a participação popular, valoriza moradores de vilas como cidadãos e abre a perspectiva e a possibilidade de estarem em dia com a Cemig”, assegura.

Segundo o analista de comercialização da Cemig, William Brandão Gomes, esse é um projeto de cunho social, que busca atender moradores das comunidades com duas abordagens.

“No primeiro momento há troca de equipamentos defasados por equipamentos eficientes e o ensino do uso da energia elétrica de forma consciente. Depois, os moradores têm a oportunidade de fazer a regularização e negociar suas  contas, o que permite a obtenção de comprovante de endereço e a limpeza do registro nos órgãos de proteção ao crédito – se houver”, explica.
 
Quem compartilha dessa iniciativa e aprova é a moradora da Comunidade Irmã Dorothy, no Barreiro, Euridece da Silva. “Estou amando essas luzes. Eu estava cansada de irregularidades e meu sonho era pagar minha luz. Eu não achava certo os “gatos”, porque eles queimam o aparelho e a gente fica no prejuízo. Estou maravilhada”, afirma.