Conteúdo Principal

Seplag-MG capacita servidores em tecnologia e inovação com projetos que economizam mais de mil horas de trabalho

Submitted by 08965764696 on
Projeto Equipe Volante foi realizado com servidores da Sejusp-MG e entregou 20 projetos para modernizar a administração estadual
Publicado em:
Equipe Volante

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) realizou, nesta terça-feira (3/2), a cerimônia de encerramento da Equipe Volante, iniciativa de formação prática e desenvolvimento de capacidades de servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), voltada à capacitação em tecnologia e inovação no Escritório Central de Inovação e Automatização (ECIA) da Seplag-MG. 

A ação resultou na entrega de 20 projetos de redesenho e automatização de processos, revisão de textos em linguagem simples, que, somados, retornam mais de mil horas de produtividade ao serviço público mineiro. Ao todo, 22 servidores da Sejusp-MG participaram em regime de imersão no ECIA, entre 2024 e 2025, desenvolvendo projetos e aplicando metodologias ágeis e ferramentas de transformação digital para solucionar desafios reais de seu órgão de origem.

Para o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias, o sucesso da Equipe Volante reflete a consolidação de um modelo de governança em rede. 

“Essa iniciativa que concluímos diz respeito a uma mudança na cultura organizacional que reflete no ganho de eficiência. E resulta em mais entrega para o cidadão, em menos tempo gasto pelo servidor em atividades burocráticas e operacionais. Esse projeto valoriza algo precioso para a administração pública, que é o tempo do servidor público dedicado ao seu trabalho”, ressaltou Matias.

Os servidores participantes foram capacitados para executar projetos estratégicos de automatização de processos e melhoria da experiência do usuário. O objetivo da atividade é oferecer aos intercambistas acompanhamento técnico para solucionar desafios enfrentados pelos órgãos da administração pública, a partir de uma atuação prática em projetos reais, como parte do processo de desenvolvimento dos participantes.

Impacto real e eficiência 

Os resultados mensurados durante o projeto comprovaram o potencial das novas ferramentas. Dentre os destaques, está a Automatização da Consulta de Dados de Indivíduos Privados de Liberdade (IPLs), que, sozinha, gerou uma economia de 581,2 horas, enquanto a Emissão de Atestados Carcerários poupou outras 290,6 horas de trabalho manual.

A chefe de Gabinete da Sejusp-MG, Ana Luisa Silva Falcão, também participou da cerimônia e reforçou o impacto positivo da colaboração interinstitucional. “Essa iniciativa trouxe uma série de benefícios para nossa Secretaria. Foram desenvolvidos projetos extremamente importantes, que trouxeram otimização e celeridade. Conseguimos, também, replicar esses conhecimentos em outras áreas e aproveitar muito mais a expertise dos servidores em trabalhos que atendem mais ao cidadão”, disse.

O servidor da Sejusp-MG Henrique Siqueira foi um dos participantes e contou como a experiência mudou sua atuação. “O período foi muito proveitoso. Eu pude ter contato com muitas ferramentas, participar de vários projetos. Fizemos um robô muito interessante e consegui aplicar esses conhecimentos nas minhas rotinas de trabalho na Sejusp-MG”.

Iniciativa é finalista de prêmio nacional de inovação

Além dos resultados entregues, a Equipe Volante foi selecionada como finalista do Prêmio Conexão Inovação Pública 2026, que reconhece iniciativas inovadoras no setor público brasileiro. A premiação será realizada durante o Convergência – um encontro nacional de inovação pública que acontecerá em março, em Goiânia. O reconhecimento reforça o caráter formativo, colaborativo e replicável da iniciativa, bem como seu impacto na modernização da gestão pública.