Governo de Minas fortalece planejamento e eficiência da gestão pública em 94º Fórum do Conseplan

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), integrou o 94º Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), realizado em São Luís, no Maranhão, na última semana. A pasta compõe três grupos de discussão focados em políticas públicas, eficiência na gestão e reforço da cultura do planejamento em âmbito nacional.
O evento reuniu titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e dos órgãos correlatos. A Seplag-MG participa dos Grupos de Trabalho de Planejamento, Orçamento, e Revisão de Gastos; de Monitoramento e Avaliação e Planejamento de Longo Prazo; e da Comissão de Comunicação.
“Nossos técnicos participaram de GT específicos, que visam um debate importante de fortalecimento do planejamento e uma troca de experiências em âmbito nacional. São servidores qualificados que trazem e buscam conhecimento sobre temas tão relevantes para evoluirmos em questões que contribuem para a eficiência do nosso Estado”, ressaltou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Planejamento de Longo Prazo
A subsecretária de Gestão Estratégica e Reparação, Gabriela Martins Durães Brandão, integra o GT de Planejamento de Longo Prazo, que busca consolidar o planejamento de longo prazo no Brasil, concretizando um instrumento contínuo, democrático e federativo de orientação ao desenvolvimento nacional.
O grupo avaliou e debateu minutas que propõem o compromisso federativo para o Planejamento Nacional de Longo Prazo e a instituição do Plano Nacional de Longo Prazo na Constituição.
Comissão de Comunicação
Como parte integrante da Comissão de Comunicação, a assessora-chefe de Comunicação da Seplag-MG, Edilene Viana, participou de um mini workshop com orientações práticas de fotografia, uma apresentação de case de sucesso do Governo do Maranhão e uma palestra sobre o Desafio da Comunicação Governamental. A comissão ainda definiu o cronograma da próxima edição da revista do Conseplan – Planejamento e Futuro.
“Ficou evidente como é fundamental a troca de experiências entre as assessorias de comunicação. Isso impacta de forma muito positiva os trabalhos desenvolvidos nas áreas de planejamento nos Estados e reforça o propósito de todos, que é garantir uma prestação de serviços eficiente para os cidadãos, que seja acessível e promova a transparência”, afirmou Edilene.
Orçamento e Revisão de Gastos
O servidor da Diretoria Central de Monitoramento da Execução Física e Orçamentária, Bruno Rosa, compõe o GT Planejamento, Orçamento, e Revisão de Gastos. No encontro, foi apresentado um diagnóstico construído a partir de um questionário da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Com base nesse diagnóstico, foram listadas as 12 principais necessidades dos Estados na área de Planejamento e Orçamento, e selecionados quais produtos serão trabalhados para solução. A proposta será desenvolvida em 12 meses, sendo o próximo passo a validação do ciclo metodológico com os Estados.