Conteúdo Principal

COORDENADORIAS REGIONAIS DA SEPLAG CONTRIBUÍRAM PARA MOBILIZAR OS FÓRUNS DE GOVERNO

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Imagem removida.

Instituídos com o objetivo de garantir a presença da população na construção e no planejamento de políticas públicas, os Fóruns Regionais de Governo chegam à terceira etapa no próximo mês. Nas etapas anteriores da instalação dos Fóruns nos 17 territórios de Desenvolvimento em que foi dividido o Estado de Minas Gerais houve distribuição do formulário de diagnóstico territorial para levantamento das prioridades de cada região.

Essas necessidades foram apontadas por grupos de trabalhos temáticos, debates sobre as necessidades e problemas locais e indicação dos representantes do Comitê de Planejamento Territorial (Complete) e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cedes).

Esse processo contou com a participação das Coordenadorias Regionais da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), cujo diretor, Hiram Ferreira, destaca: Após a identificação das Regionais Seplag, em cada um dos 17 territórios de desenvolvimento, foram realizadas muitas ações conjuntas de trabalho, como apoio na mobilização dos agentes sociais da região, apoio logístico na execução das duas etapas dos Fóruns e participação ativa dos coordenadores das regionais.

Segundo Ferreira, as coordenadorias contribuíram com suporte às equipes das secretarias de Governo (Segov), de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e Seplag. Para Hiram Ferreira, a segunda etapa foi o momento de colaborar de maneira mais técnica e operacional no sentido de promover o encontro de servidores de outros órgãos e pensar a dinâmica e qualificação das discussões trazidas pela população.

Dentre os mais de 12 mil problemas e necessidades discutidos nos territórios podemos destacar as solicitações por aumento de pessoal em várias áreas do Estado. Neste sentido, as regionais da Seplag são importantes canais de orientação, pois são elas que o cidadão visualizar a presença do Estado de forma mais clara, informa. Os próximos encontros nos territórios, segundo Ferreria, ainda estão sendo preparados, e têm como objetivo promover uma devolutiva aos territórios, focada em problemas e necessidades das áreas de custeio e gestão.

O coordenador das regionais da Seplag ressalta ainda a atuação das regionais nesta terceira etapa. As regionais irão disponibilizar um servidor em cada território para realizar o acompanhamento técnico juntamente com os secretários executivos. Esse procedimento facilitará a interlocução dos órgãos de governo, produzindo, assim, um ambiente coordenado de atuação do poder público com o objetivo de dar respostas às demandas da população, afirma.

Segundo Hiram Ferreira, cabe a esses profissionais promover o diálogo intragovernamental para a execução dos objetivos dos Fóruns; garantir o alinhamento da atuação dos órgãos com os instrumentos de planejamento e gestão vigentes; além de sistematizar e analisar as respostas locais que os Fóruns conseguirão produzir.