Conteúdo Principal

Seplag participa de debate sobre transparência pública

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, participou nesta terça, 13/11, de debate sobre Transparência Pública, na programação do Seminário Minas Legal, realizado na Cidade Administrativa e promovido pela  Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

A secretária  argumentou que mesmo antes da vigência da Lei de  Acesso à Informação (Lei  Federal 12.527/2011), o Governo de Minas já disponibilizava as informações do  Estado no Portal  da Transparência. Além disso, informações sobre as ações e atividades do Governo - à exceção  dos salários dos servidores -   já podiam ser consultadas também nos sites dos órgãos e entidades  que compõem a administração estadual de Minas. 

A secretária lembrou aos participantes que a transparência é uma das premissas do planejamento estratégico do Governo de Minas,  pactuado com os gestores públicos como se fosse um contrato de gestão, relacionado  ao Acordo de Resultados.

Para Renata Vilhena, a população verifica a transparência  a partir de iniciativas práticas.  Melhor que disponibilizar números  é a percepção prática, pelos mineiros,   dos  reais avanços alcançados.  Assim, o cidadão verifica onde e como os recursos para investimentos estão sendo alocados, disse.

Vilhena  lembrou que o Governo do Estado promoveu uma qualificação em massa de servidores para atenderem aos cidadãos nas demandas relacionadas à Lei de Acesso à Informação, citando canais de comunicação como o Fale Conosco.  A secretária acredita que a Lei de Responsabilidade Fiscal é hoje uma realidade no país e lembrou que a mesma traz cinco indicadores que, se não cumpridos, acarretam penalidades para os gestores públicos.

O debate contou com a participação do Controlador-Geral do Estado Plínio Salgado; da Ouvidora-Geral Célia Pimenta Barroso Pitchon;  do sociólogo Fernando Filgueiras, do economista  Raul Velloso  e de Felipe Saboya, do Instituto Ehtos. A mediação esteve a cargo de Alexandre Machado.