Comitê Regional do Triângulo aponta ações para o desenvolvimento integrado da região
Representantes das secretarias e órgãos do Governo de Minas se reuniram em Uberaba nesta semana, em 13 e14/11, na terceira reunião do Comitê Regional do Triângulo do projeto Governança em Rede, para mais uma rodada de debates com a finalidade de elencar as prioridades da região a serem encaminhadas ao núcleo de Governo.
O Comitê tem por objetivo construir parcerias entre os diversos setores do Governo, para potencializar ações integradas para o desenvolvimento regional. Entre os pontos levantados está a criação de um pelotão do Corpo de Bombeiros, na cidade de Iturama, cujo terreno para implantação já está identificado. A doação para a construção do pelotão está em fase adiantada de negociação com a prefeitura daquele município.
Os participantes do Comitê apontaram, também, a necessidade de implantação de uma Área Integrada de Segurança Pública (AISP), em Uberlândia, que opera com a participação das polícias civil e militar no combate e prevenção à criminalidade.
Ainda na área de segurança, os participantes do Comitê sugerem a criação de 54 pontos do Olho Vivo, em Uberaba, fundamental para combater e identificar delitos nas vias públicas, reforçou o capitão PM Umberto, de Uberlândia.
Foi ainda destacada entre as prioridades a necessidade de fomentar o desenvolvimento dos quatro modais (ferroviário, rodoviário, aeroviário e hidroviário), para o transporte de produtos e pessoas em Água Vermelha.
O Comitê destacou ainda como uma das prioridades, o fortalecimento do Minas Sem Fome na região, uma vez que 88% dos produtores da região são originados da agricultura familiar.
Diagnóstico
Para o superintendente Regional de Saúde do Triângulo Mineiro, Iraci José de Souza Neto, o Comitê torna possível estabelecer um diagnóstico da região, além de dar conhecimento das atribuições e dificuldades enfrentadas pelas diversas áreas do Estado.