Câmara valida prioridades do Norte de Minas
A ouvidora-geral do Estado e coordenadora estratégica dos Encontros Regionais do Estado em Rede, Gestão para a Cidadania, Célia Barroso, presidiu a segunda reunião da Câmara Multissetorial Estado em Rede, nesta sexta-feira (18), na Cidade Administrativa. Secretários-adjuntos, superintendentes e especialistas de todas as áreas do Governo discutiram as estratégias priorizadas no Encontro Regional do Norte, realizado no mês de outubro, em Montes Claros.
Entre os assuntos debatidos estão a definição de programas, ações e metas correspondentes, considerações e validação das respostas a serem encaminhadas ao Comitê Regional Norte e o compartilhamento de todas as ações desenvolvidas pelo Governo na região.
O modelo de Gestão para a Cidadania, o Estado em Rede, foi elaborado a partir das diretrizes que integram o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que traça metas para o desenvolvimento estadual até 2030. O programa é desenvolvido conjuntamente com as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão, de Governo, de Casa Civil e Relações Institucionais e a Ouvidoria Geral do Estado.
Melhorias
Dentre as prioridades validadas durante a reunião desta sexta-feira, destaque para a Rede de Educação, com o provimento de condições adequadas de infraestrutura e recursos tecnológicos em toda a rede de ensino estadual, incluindo a melhora da acessibilidade nas escolas, a modernização dos instrumentos tecnológicos; e para a Rede de Saúde, com as metas de expandir e aprimorar a atenção à saúde, priorizando setores de urgência e emergência, além de ampliar e fortalecer os hospitais regionais e os novos centros de atenção especializada.
A Rede de Defesa e Segurança, entre outras prioridades, definiu a integração das ações das Polícias Militar e Civil, Defensoria Pública, Sistema Prisional e Socioeducativo e Corpo de Bombeiros Militar.
Desenvolver programas e ações integradas de prevenção à violência, às doenças sexualmente transmissíveis, à gravidez precoce e ao uso de álcool e drogas são algumas das ações a serem tomadas na Rede de Desenvolvimento Social e Proteção.
Na Rede de Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das validações foi o apoio às instituições de ensino superior e reestruturação do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI); assim como na Rede de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que vai priorizar o apoio a programas de geração de trabalho e renda local.
A Comissão da Câmara Multissetorial validou também, prioridades nas Redes de Desenvolvimento Rural; Identidade Mineira e na de Cidades, que definiu, entre outras, intervir nas áreas urbanas de concentração de pobreza e de vulnerabilidade social mediante a combinação de investimentos estruturantes com medidas articuladas de desenvolvimento social, qualidade ambiental, geração de emprego e de prestação de serviços públicos locais.