Conteúdo Principal

Fórum Regional Oeste define prioridades

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

Participantes identificaram e debateram 150 problemas locais, que incluem a implantação de um polo tecnológico e mais atenção para a rede de urgência em saúde

Um total de 430 pessoas se reuniram, no último dia 1o de outubro, em Divinópolis, para debater as prioridades do Território Oeste, composto por 56 municípios. A segunda rodada identificou 150 problemas locais que posteriormente resultaram em uma seleção de dez demandas em cada um dos cinco eixos temáticos do Fórum: Educação e Cultura; Proteção Social e Saúde; Desenvolvimento Produtivo e Inovação Tecnológica; Segurança; e Infraestrutura e Logística.

Representante do Movimento que Luta Educa, Maria Catarina Vale, de Divinópolis, veio ao Fórum para reivindicar melhor atendimento do Ipsemg na região e a criação de uma mídia alternativa para a população da região. Ela destacou a importância do Fórum como canal de participação popular: Antes do primeiro passo precisamos ter um olhar mais coletivo para as nossas demandas, disse Catarina, que foi eleita uma das representantes do território no Comitê de Planejamento Territorial (Complete).

 Já a socióloga Adriana Eva Cardoso, do Sindicato dos Servidores do Centro-Oeste de Minas Gerais,  pleiteia um programa de qualificação profissional e a inclusão produtiva para os jovens em situação de vulnerabilidade social. Ela também reivindica o passe social para os jovens de Ensino Médio como outra prioridade importante para a região.

Demandas

Uma das principais demandas da área de Desenvolvimento Produtivo apresentada foi a implantar um polo de inovação tecnológica nas instalações da UEMG – Unidade Divinópolis, que inclui a craição da Cidade Tecnológica do Centro-Oeste em Divinópolis. É um projeto de um Parque Tecnológico de terceira geração. É necessário o apoio e participação do poder público por intermédio de seus instrumentos fiscais, de apoio tecnológico e de serviços.

Já a área de Proteção Social e Saúde, os participantes estabeleceram como prioridade o fortalecimento da rede de urgência e emergência com todos os seus componentes, incluindo  maior número de leitos de UTI e mais ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

Para o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland  Silberschneider, a realização dos Fóruns, que terminou no dia 3 de outubro, no Território Sul, a política de territorialização das políticas públicas, que tendem a romper com a tradicional natureza administrativa de alguns órgãos regionais, estão provocando a articulação desses órgãos para ler os problemas regionais do Estado, de forma a atuar conjuntamente iniciando um processo de convergência de esforços.

Acompanhamento 

O objetivo dos Fóruns Regionais de Governo é oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. Os dados levantados juntamente com a população irão ajudar na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). 

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o secretário-adjunto Silberschneider anunciou os representantes eleitos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas do Território Oeste identificados pela população.