Conteúdo Principal

Alunos da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro conhecem modelo de gestão do Governo de Minas

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Alunos do Curso Superior de Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, visitaram a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta quinta-feira (9/10), para conhecer o modelo de gestão implantado pelo Executivo mineiro./

Na oportunidade, a aluna Isadora Ribeiro falou sobre o motivo da visita. Compomos a diretoria da empresa de consultoria João Pinheiro Júnior e, como trabalhamos com gerenciamento de projetos, entendemos que seria interessante conhecer as metodologias e diretrizes do trabalho realizado pelo Escritório Central de Resultados em Projetos, da Seplag, explicou.

O assessor-Chefe da Assessoria de Melhoria da Gestão (AMG), Rodrigo Furtado, apresentou os avanços alcançados na gestão estadual, salientando que uma das maiores inovações foi a consolidação em 2011, das Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação (Ageis). Podemos dizer que o Escritório Central de Resultados em Projetos exerce a função de governo, enquanto as Ageis, equipes de ponta das secretarias, apoiam o Governo e os secretários de Estado na execução da gestão, completou.

Foi apresentada aos visitantes, pelo diretor do Escritório Central de Resultados em Projetos, Guilherme Lobato, a Metodologia de Gestão dos Programas Estruturadores, Projetos e Processos. A principal referência para a elaboração dos Planos Estratégicos Setoriais do governo é o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que é revisto a cada primeiro ano de governo e validado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. É por meio do PMDI que elaboramos os programas estruturadores e, dentro desses, os projetos e os processos estratégicos a serem desenvolvidos para atender às demandas da população, enfatizou.

Lobato mostrou a diferença entre processos e projetos. Pelos processos temos mais indicadores de qualidade e, como exemplo, podemos citar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), nas quais temos condições de avaliar como está sendo a qualidade do atendimento e aprimorá-lo. Pelos projetos, temos um cronograma para cada uma das iniciativas. Com essas duas metodologias de gestão estabelecemos o monitoramento intensivo das iniciativas estratégicas do governo, finalizou.

Após a apresentação, os alunos falaram dos projetos que estão desenvolvendo por meio da João Pinheiro Jr.  São quatro projetos em parceria com a Fundação João Pinheiro: o Plano Diretor de Tecnologia da informação (TI) de Contagem; o projeto Avaliação do Programa Brasil sem Miséria, em Ribeirão das Neves, em parceria com a Fiocruz; o projeto sobre Projeção da Receita e Gestão de Despesa com Pessoal, Adequação ao Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, junto à Prefeitura de Cláudio; e o projeto de Avaliação e Tabulação de Dados do Ensino Profissional e Técnico, em parceria com a empresa Mckinsey.