Alunos da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro conhecem modelo de gestão do Governo de Minas
Alunos do Curso Superior de Administração Pública da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro, visitaram a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta quinta-feira (9/10), para conhecer o modelo de gestão implantado pelo Executivo mineiro.
Na oportunidade, a aluna Isadora Ribeiro falou sobre o motivo da visita. Compomos a diretoria da empresa de consultoria João Pinheiro Júnior e, como trabalhamos com gerenciamento de projetos, entendemos que seria interessante conhecer as metodologias e diretrizes do trabalho realizado pelo Escritório Central de Resultados em Projetos, da Seplag, explicou.
O assessor-Chefe da Assessoria de Melhoria da Gestão (AMG), Rodrigo Furtado, apresentou os avanços alcançados na gestão estadual, salientando que uma das maiores inovações foi a consolidação em 2011, das Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação (Ageis). Podemos dizer que o Escritório Central de Resultados em Projetos exerce a função de governo, enquanto as Ageis, equipes de ponta das secretarias, apoiam o Governo e os secretários de Estado na execução da gestão, completou.
Foi apresentada aos visitantes, pelo diretor do Escritório Central de Resultados em Projetos, Guilherme Lobato, a Metodologia de Gestão dos Programas Estruturadores, Projetos e Processos. A principal referência para a elaboração dos Planos Estratégicos Setoriais do governo é o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que é revisto a cada primeiro ano de governo e validado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. É por meio do PMDI que elaboramos os programas estruturadores e, dentro desses, os projetos e os processos estratégicos a serem desenvolvidos para atender às demandas da população, enfatizou.
Lobato mostrou a diferença entre processos e projetos. Pelos processos temos mais indicadores de qualidade e, como exemplo, podemos citar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), nas quais temos condições de avaliar como está sendo a qualidade do atendimento e aprimorá-lo. Pelos projetos, temos um cronograma para cada uma das iniciativas. Com essas duas metodologias de gestão estabelecemos o monitoramento intensivo das iniciativas estratégicas do governo, finalizou.
Após a apresentação, os alunos falaram dos projetos que estão desenvolvendo por meio da João Pinheiro Jr. São quatro projetos em parceria com a Fundação João Pinheiro: o Plano Diretor de Tecnologia da informação (TI) de Contagem; o projeto Avaliação do Programa Brasil sem Miséria, em Ribeirão das Neves, em parceria com a Fiocruz; o projeto sobre Projeção da Receita e Gestão de Despesa com Pessoal, Adequação ao Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, junto à Prefeitura de Cláudio; e o projeto de Avaliação e Tabulação de Dados do Ensino Profissional e Técnico, em parceria com a empresa Mckinsey.