MEC classifica curso de Administração Pública da Escola de Governo como o terceiro melhor do país
Nota máxima no Enade reflete qualidade do corpo docente, projeto pedagógico e o bom desempenho dos alunos
O curso de graduação em Administração Pública (CSAP) da Escola de Governo (EG) da Fundação João Pinheiro (FJP) está classificado em 3º lugar entre os 1.540 cursos de administração avaliados na edição 2012 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do Ministério da Educação (MEC). O CSAP conquistou também o 17º lugar geral entre os 6.195 cursos oferecidos pelas instituições de educação superior brasileiras nas áreas de humanas e ciências sociais aplicadas à gestão e negócios.
Nas avaliações realizadas em 2006, 2009 e 2012, a Escola de Governo atingiu o conceito máximo (nota 5) de qualidade atribuído pelo MEC. O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e ao final da graduação.
Diferencial - Único curso universitário do país orientado para a formação de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), carreira específica do poder executivo de Minas Gerais, o CSAP é estratégico para a modernização do serviço público estadual, formando profissionais que irão atuar nas áreas de gestão governamental e de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
Para a diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso, a continuidade da excelência do curso é fruto do trabalho incansável de toda equipe da Escola de Governo. O diferencial na formação do aluno do CSAP é o tripé ensino, pesquisa e extensão, que é marca da nossa instituição e corrobora para o ideal de seus fundadores. Com uma grade curricular interdisciplinar, o EPPGG tem uma visão sistêmica e é capaz não apenas de reproduzir tarefas burocráticas, mas de se tornar um agente público diferenciado, afirma.
De acordo com a coordenadora do curso, Maria Isabel Araújo, o resultado obtido no Enade é mérito do corpo técnico, docente e discente da Escola de Governo. Escolhidos com muito critério pelo seu conhecimento, didática e titulação, os professores foram fundamentais para o sucesso alcançado. O desempenho dos alunos e sua integração com a instituição possibilitam a construção e aplicação de práticas pedagógicas inovadoras, que contribuem para uma formação de alto nível, observa.
Segundo Lucas Franco, estudante do 5º período do curso de Administração Pública da Escola de Governo, a classificação é um estímulo por confirmar a excelência do curso e dos alunos. Este resultado atesta a capacidade dos gestores formados na EG, que integram o quadro de servidores do Estado ao concluírem a graduação, explica.