Transparência nas contratações é a solução para gasto inteligente
Melhorias no catálogo de compras da Prodemge padronizam e dão mais transparência aos negócios do Estado na área de tecnologia da informação
A Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) aprovou, nesta semana, uma série de alterações em seu catálogo de contratações denominado Caderno de Produtos e Serviços. Com isso, o setor de negócios do Estado poderá elaborar contratos para compra de programas de informática e equipamentos de forma mais transparente, com especificações de custo / benefício para os órgãos e entidades do Governo de Minas.
Foram propostos 142 ajustes e pontos de melhoria em nosso caderno de produtos e serviços, construído para potencializar a prestação de serviços entre fornecedor e o Estado, afirma Adriano Teixeira, diretor da Central de Gestão de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Entre as alterações estabelecidas, a Prodemge destaca a eliminação do formulário de documentação para hospedagem de servidores contratados pelas instituições do Estado, diminuindo a burocracia.
Os maiores beneficiados com os serviços prestados pelo caderno são os gestores de Tecnologia da Informação, o setor de compras e contratos da Seplag, e as controladorias setoriais de cada órgão da administração. Atualmente, softwares e desenvolvimento de sites estão entre os itens mais adquiridos.
Adriano Teixeira cita ainda como exemplo de inovação tecnológica no serviço público do Governo de Minas, a certificação eletrônica, um sistema que utiliza a assinatura digital para dar mais segurança nas informações e a geração de documentos com validade legal.
Histórico
Criado em maio de 2009, como parte integrante do Projeto de Gestão Estratégica de Suprimentos, o Caderno de Produtos e Serviços apresenta informações detalhadas e organizadas sobre os produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Organizado em uma linha de produtos e serviços, o setor de compras do Estado tem acesso a diversas especificações de preço e itens de orçamento, em conteúdos que vão desde hospedagem de um portal na internet, à impressão de documentos.