Casos de sucesso promovidos por gerentes do Governo de Minas são apresentados em workshop
Atividade faz parte do Programa Gestão de Processos em Foco
Gerentes de Processos Estratégicos e outros representantes de áreas estratégicas do Governo de Minas se reuniram no Workshop do Programa Gestão de Processos em Foco, que contou com a apresentação de dois casos de sucesso promovidos por gerentes do Estado. O encontro desta terça-feira (3/9) foi o quinto da série de oito workshops que compõem o programa conduzido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) em parceria com Diretoria Central de Políticas de Otimização de Processos (DCPOP).
Os workshops têm como objetivo fomentar a melhoria da gestão dos Processos Estratégicos, por meio da mobilização e capacitação dos gerentes e de suas equipes. Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências, discutir problemas comuns e soluções.
O diferencial do 5° workshop, como explicou a diretora Central de Políticas de Otimização de Processos, Vanice Ferreira, foi a apresentação de casos de sucesso, concluídos ou em andamento, liderados por gerentes do Governo de Minas. Conhecendo experiências de dentro do próprio Governo, de uma realidade próxima, os demais gerentes vão ver que é possível aprimorar o modelo de gestão e conquistar bons resultados a baixo custo.
Durante o workshop, Vanice Ferreira apresentou o painel de controle e os feedbacks das reuniões de acompanhamento realizadas com os gerentes, destacando a importância do estabelecimento de metas, estruturação dos processos, acompanhamento da execução, alinhamento de informações e aproveitamento das oportunidades de melhoria. Na ocasião, também foram apresentados os próximos passos do Programa aos gerentes de processos estratégicos e a missão que eles deverão entregar no próximo mês.
O primeiro caso apresentado foi o Projeto de Otimização do Processo Estratégico de Gestão do Atendimento de Urgências e Emergências no Estado: Diagnóstico e Propostas de Melhoria, desenvolvido pelo gerente do Processo Estratégico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Felipe Kwintner.
O gerente explicou o funcionamento da rede de urgência e emergência de Minas e detalhou os subprocessos de monitoramento e acompanhamento por meio de comitês, visitas técnicas, entre outros. O funcionamento do processo estratégico é aprimorado a partir do maior conhecimento acerca de sua execução e do tratamento de gargalos e oportunidades de melhoria, afirmou.
Felipe Kwintner também destacou a importância de se ter processos mapeados, investimento de tempo e equipes motivadas e capacitadas. Nosso objetivo é tornar o processo menos burocrático, mais seguro e confiável, de modo a fidelizar os beneficiários e tornar os municípios parceiros do Governo, completou.
Em seguida, a diretora de Recursos Humanos da Seplag, Raphaela Hytomi, apresentou o caso da Reestruturação da DRH/Seplag: A Gestão de Processos contribuindo para melhores serviços. Raphaela explicou a motivação para desenvolvimento do projeto, suas etapas de desenvolvimento e os resultados alcançados. Após diagnósticos realizados na diretoria, os principais problemas foram elencados, os processos mapeados e redesenhados, a partir da elaboração de uma cadeia de valor e da capacitação da equipe para condução das ações e continuidade da gestão dos processos.
Entre as ações implementadas pela DRH estão treinamentos, reuniões gerenciais e com os servidores, gestão de documentos e arquivos, integração do trabalho das coordenações, melhor aproveitamento do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Sisap) e dos canais de comunicação e eliminação de tarefas desnecessárias para aumento da produtividade e da eficiência dos processos, gerando melhores resultados.
Gestão de Processos em Foco
O objetivo do Programa Gestão de Processos em Foco é mobilizar lideranças para a prestação de melhores serviços por meio da gestão eficiente dos processos estratégicos de governo, contribuindo para o alcance da Gestão para a Cidadania. Ele vai possibilitar a melhoria do gerenciamento de cada processo e a capacitação dos gerentes, servidores e colaboradores envolvidos.