Conteúdo Principal

Fisioterapeuta alerta para a importância da ginástica laboral no dia a dia dos servidores da CAMG

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Durante 15 minutos, duas vezes por semana, apenas 1,6 mil do total de servidores da Cidade Administrativa praticam a ginástica laboral. Iniciada em maio deste ano como proposta do calendário sociocultural, a atividade promove a saúde física e proporciona momentos de descontração, além de aliviar o estresse que a rotina profissional pode causar. Atualmente, cerca de 10 fisioterapeutas se revezam em dias alternados nos edifícios Minas, Gerais e o Palácio Tiradentes, sempre no período da manhã.

A ginástica laboral não existe por acaso. Ela é baseada em pesquisas científicas por várias empresas que perceberam a mudança de comportamento dos seus funcionários para melhor, explica o fisioterapeuta Oberdan Medeiros, responsável pela prática. Entre os problemas mais freqüentes apontados por ele dentro do ambiente de trabalho, estão a má postura e a repetição de movimentos que em longo prazo podem provocar lesões e, em conseqüência, resultar em baixa produtividade.

Diversas técnicas de alongamento são realizadas e aplicadas em várias partes do corpo, como cabeça, troncos e membros. Além disso, o momento permite uma quebra da rotina e ajuda a diminuir as tensões, disse o coordenador.

Para os mais freqüentes, a ginástica laboral já oferece resultados positivos. Para a servidora da Intendência, Kamila Meyre Guimarães, os exercícios aumentam a sua concentração no trabalho. O bem estar que a ginástica me oferece é suficiente para me deixar ainda mais motivada no que eu faço, e o dia fica ainda mais agradável. Fico mais concentrada e isso responde diretamente no meu rendimento, disse.

Uma das propostas em discussão é a possibilidade de dias e horários fixos para a realização das atividades em cada um dos andares dos prédios. Por enquanto, a ginástica laboral acontece em dias alternados, no hall dos elevadores. Um profissional visita os setores e faz o convite para que ninguém fique de fora.