Reestruturação na gestão das UAIs aproxima as unidades dos municípios
A Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado (Ceguai), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), está passando por um processo de reestruturação, em função das diretrizes do governo atual. O objetivo é aproximar a gestão central das unidades do dia-a-dia operacional nos municípios e dar aos gestores de cada UAI um papel mais ativo, promovendo parcerias, acompanhamento personalizado de atendimentos, redução de custos e otimização de processos.
Segundo o coordenador Especial de Gestão das UAIS, Itaner Debossan, que propôs a reestruturação, a nova visão sobre a administração das unidades de atendimento vai permitir um acompanhamento constante de todas as unidades. As UAIS são, sem dúvida, o cartão de visitas do Governo Estadual e o desafio é causar a melhor impressão possível em nossos usuários. O cidadão merece um atendimento de primeira linha e é para isso que vamos trabalhar, destacou Itaner.
O Estado possui hoje 28 UAIS, sendo três na capital (Barro Preto, Venda Nova e Praça Sete) e 25 no interior e região metropolitana, além de dois Postos de Serviço Integrado Urbano (Psiu) localizados em São Sebastião do Paraíso e Diamantina. Os gestores das unidades participaram de oficinas para alinhamento da nova estrutura, que conta com profissionais dedicados ao acompanhamento dos processos de atendimento, dos indicadores e metas das unidades e também do relacionamento com os órgãos locais coabitantes.
O processo visa dar mais agilidade no atendimento das demandas dos cidadãos, fluxo de informações precisas e completas e compartilhamento de experiências, entre outros avanços.
Ao todo, as UAIs realizam atualmente cerca de 650 mil atendimentos por mês, incluindo as atendimentos presenciais e por meio de terminais de autoatendimento. Na unidade da Praça Sete, a maior do estado, são em média 120 mil atendimentos mensais. As principais demandas dos cidadãos são pela emissão de documentos, tais como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF e também pela postagem do Seguro Desemprego.