Conteúdo Principal

Governo de Minas discute políticas públicas para crianças e adolescentes em seminário da Abrinq

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

Seminário Conselhos Fortes, Direitos Assegurados, do Programa Prefeito Amigo da Criança, acontece nos dias 29 e 30 na Cidade Administrativa

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider, participou, nesta quarta-feira (29/7), do Seminário da Região Sudoeste do Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. O evento reuniu representantes de 54 municípios, como prefeitos e conselheiros tutelares, para trocarem experiências e discutirem ações que fortaleçam a gestão municipal e possibilitem a construção e consolidação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Ao todo, 1.042 prefeitos fazem parte do programa. 

Wieland destacou o trabalho da Fundação Abrinq, que mobiliza prefeitos para se comprometerem com a causa e garantirem recursos no orçamento que assegurem os direitos e melhorem as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seu município.

As políticas públicas devem ser orientadas pela sustentabilidade, que é uma das diretrizes do governador Fernando Pimentel. A solução dos problemas que enfrentamos deve ser encontrada a partir das especificidades e desafios locais, porque é nos municípios que os agentes públicos realmente convivem com as crianças, adolescentes e com as famílias, que demandam proteção básica e especial. Nesse sentido, o programa da Abrinq tem um foco fantástico, em um país como o nosso, que ainda é jovem na defesa dos direitos sociais, explicou o secretário adjunto da Seplag.

Wiland também destacou os Fóruns Regionais de Governo, que estão sendo implantados nos 17 territórios de Minas Gerais, para que a população apresente suas reivindicações e, juntamente com o Governo, priorize as demandas de cada região. Segundo o secretário, nos fóruns dos três territórios do Norte do estado – Norte de Minas, Médio e Baixo Jequitinhonha e Mucuri – já foi identificado que a sociedade considera a saúde, a educação e a segurança pública como os principais desafios a serem enfrentados pela gestão.

Esse resultado aponta que a solução para o problema da segurança pública tem que ser construída e conduzida por meio da implementação e da ampliação da educação. É um recado importante da população para que o poder público coloque o foco no que a juventude e a infância realmente precisam, que é um futuro estável. Esse futuro só é construído com investimento na educação, não apenas a educação bancária, mas uma educação para cidadania, que precisa de escolas com educação continuada, integral, trazendo para as salas de aula as vivências culturais, esportivas e de cidadania. É um dos focos do governo Pimentel conseguir levar a educação integral às mais de 3.000 escolas estaduais de Minas, completou Wieland Silberschneider.