Rondônia e Mato Grosso do Sul conhecem o modelo de gestão do Governo de Minas
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) recebeu na quarta, 3/7, a visita de gestores dos governos dos estados de Rondônia e do Mato Grosso do Sul e, também, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais.
O encontro ocorreu na Cidade Administrativa e teve o objetivo de apresentar à comitiva de visitantes, entre outros, a concepção e operacionalização do planejamento estratégico e do acordo de resultados do Governo de Minas. A apresentação dos temas foi feita por técnicos da Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (Suges) da Seplag.
Esta foi a 41ª comitiva de representantes de outros estados, prefeituras e instituições diversas que visitaram a Seplag desde 2012 para conhecer o modelo de administração do Governo de Minas e, também, para troca de informações.
Para a diretora Executiva do Escritório de Gerenciamento de Programas e Projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo de Rondônia, Rosana Cristina Vieira, a visita foi importante para trocar experiências e aprender com o modelo de gestão de Minas, especialmente pela sua maturidade. Minas já vivenciou processos de gestão pelos quais ainda vamos passar. Dessa forma, as informações obtidas nessa visita vão nos ajudar a acertar mais facilmente, disse. Segundo informou, Rondônia possui 14 programas estruturadores e 158 projetos prioritários e uma das áreas de interesse na visita foi conhecer o monitoramento da execução dos programas e dos projetos.
O superintendente de Orçamento e Programas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e de Tecnologia (Semac) do Mato Grosso do Sul, Nelson Shiguenori Tsushima, disse que a visita a Minas teve o objetivo de conhecer os processos de avaliação por resultados implementados por Minas. Ele elogiou a riqueza do detalhamento técnico e operacional dos temas apresentados pelos gestores da Seplag. Se já existe, para que inventar? Devemos aproveitar o que cada experiência tem de melhor para otimizar a gestão, disse.