Conteúdo Principal

Governo reafirma que propostas às reivindicações aos servidores da saúde serão apresentadas na terça-feira

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

O Secretário de Estado de Saúde em exercício, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões, anunciou nesta sexta-feira, dia 15, durante coletiva à imprensa, que o Governo de Minas mantém aberto o canal de negociação com as lideranças do Sind-Saúde e da Asthemg. Há um esforço conjunto da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) e das Secretarias de Estado de Saúde e de Planejamento e Gestão, para que o atendimento aos pacientes seja regularizado o mais rápido possível.

A expectativa do Governo de Minas é que a paralisação em alguns hospitais da Fhemig acabe o quanto antes, uma vez que o Governo assumiu o compromisso de apresentar propostas concretas às reivindicações dos servidores na próxima terça-feira, dia 19.06.2012, quando haverá reunião com os dirigentes sindicais da Asthemg e Sind-Saúde.

O movimento não tem a adesão dos trabalhadores da Funed, Hemominas, ESP e SES. Na Fhemig, a adesão é de cerca de 30% dos servidores. Dos 21 hospitais da rede, em nove não foi registrada adesão ao movimento. De acordo com o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, a paralisação dos trabalhadores de saúde não inclui os médicos e se restringe principalmente a enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Para garantir a continuidade dos atendimentos, principalmente os que são de urgência, poderá ocorrer contratação temporária em caráter emergencial e contratação de hora extra.

Na coletiva, a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Fernanda Neves, lembrou que os servidores estaduais já tiveram um reajuste salarial de 5% em outubro do ano passado e 5% em abril deste ano, como forma de adiantamento da política remuneratória do Estado. De acordo com a legislação vigente, a data base de todo o funcionalismo é setembro.