Intervenção de dança surpreende servidores da Cidade Administrativa
Apresentação musical exalta paisagens e sabores mineiros
A instalação criada pela Cia. de Dança do Palácio das Artes surpreendeu o público na Cidade Administrativa. A apresentação foi feita no térreo do prédio Gerais, logo após o músico Lúcio Monteiro ter encerrado seu show no térreo do prédio Minas. As duas atividades integram a semana de lançamento do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte.
Delicadeza é a palavra que resume a produção criada especialmente pela diretora da Cia., Sonia Matos, para ocupar o espaço. Em 30 minutos, nove bailarinos, ao som do violoncelo se dividiram em várias cenas, com trechos de espetáculos já produzidos pelo Palácio das Artes. Uma colagem que revisita obras e personagens do balé clássico, como as duas Giseles, que precisaram de um toque para voltar à vida.
As duas figuras antigas, com roupas clássicas, precisaram de um toque para existir novamente nessa época. Os clássicos e os tradicionais estão diluídos na contemporaneidade, que perde a poesia ao privilegiar seu caráter mais imediatista, definiu a diretora da Cia de Dança, Sonia Matos.
Uma das bailarinas que fez Gisele, Lina Lapertosa ficou imóvel, até ser tocada por outro bailarino e voltar à vida, assim definiu a sensação: o espaço é sensacional, o vento batendo, eu de olhos fechados, o zum zum das pessoas se aproximando e o som do violoncelo foi uma sensação deliciosa.
O violoncelo também provocou sensações positivas na servidora da Controladoria Geral do Estado, Maristela Arruda, que acompanhava tudo com muito interesse. Está muito bonito, o violoncelo transmite paz, muito diferente dos ritmos que, hoje exigem muito corpo, muito suor.
E o sentimento foi recíproco, a interação com o público foi positiva. Eu senti que o público foi muito receptivo, foi uma experiência boa e me sinto satisfeito, disse o bailarino Dadier Aguilera.
Trem Bão
Antes da dança, o músico Lúcio Monteiro fez uma verdadeira declaração de amor a Minas Gerais e aos mineiros, ao interpretar composições próprias, de seu CD Viva Minas.
Acompanhado de seu violão, o cantor iniciou a apresentação com a música Chega pra Cá, o que funcionou como uma senha e, timidamente, as pessoas começaram a se aproximar. Lúcio é de Belo Horizonte e acaba de retornar da Europa, onde foi divulgar seu CD.
Enquanto o cantor passeava pelas paisagens mineiras e exaltava os sabores e cheiros de Minas Gerais, a funcionária da Secretaria de Estado da Saúde, Lúcia Mara elogiava a iniciativa e apontava o maior benefício na opinião dela. Cultura é coisa que alimenta a alma.
Ginástica Laboral
E hoje foi a vez das pessoas que trabalham no prédio Minas terem sessões de ginástica laboral. Durante todo o dia duas profissionais de Educação Física percorreram os andares para orientar sobre exercícios respiratórios e relaxamento.