Conteúdo Principal

Servidores se inscrevem para Programa de Cessação do Tabagismo na CA

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

/

A Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou nesta quarta-feira (2/4), na Cidade Administrativa, inscrições para  novas turmas do Programa de Cessação do Tabagismo. A ocasião contou com uma intervenção artística, que mesclou interpretação e dança, com o objetivo de chamar a atenção dos servidores para os malefícios causados pelo cigarro. Foram realizadas, durante a intervenção, 22 inscrições para a primeira turma do ano e o início do tratamento será em maio. As inscrições continuam abertas por meio do Portal do Servidor durante todo o ano para a formação de novas turmas.

De acordo com a coordenadora do programa, a médica-perita da SCPMSO e cardiologista Alba Machado de Sá, o cigarro provoca mais de cinquenta tipos de doenças, entre elas, câncer e infarto do miocárdio. É importante incentivarmos o servidor a deixar a dependência e ter hábitos saudáveis, ressaltou.

O servidor da Secretaria de Estado de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) Júlio César Coelho, que se inscreveu no programa na ocasião, conta que já conseguiu diminuir o número de cigarros que fuma durante o dia e agora pretende parar definitivamente. A iniciativa de incentivar os servidores a deixarem a dependência demonstra o cuidado do Governo de Minas com o bem-estar de quem trabalha por aqui, ressalta Júlio César.

O programa já conta com grupos de reuniões na Cidade Administrativa e no Edifício Maletta. Nossa intenção é continuar expandindo o programa para o funcionalismo público estadual no interior do Estado, conta Alba Machado. O programa já foi desenvolvido nas cidades de Uberlândia, Divinópolis e Sete Lagoas. Alba Sá ressalta que multiplicadores serão treinados para que o programa seja realizado também nas cidades de Pouso Alegre e Montes Claros.

Programa Cessação do Tabagismo

Já incorporado às ações do Governo de Minas de proteção à saúde do servidor, o Programa de Cessação do Tabagismo consiste em sessões de terapias semanais realizadas em grupos com duração de 90 minutos. Os servidores que concluem o programa são acompanhados por até um ano após o início do tratamento. Criado em 2011, o programa já beneficiou 433 servidores na capital e do interior.

De acordo com Alba Machado de Sá, o programa de Cessação traz diversos benefícios aos servidores e ao próprio Estado, tanto do ponto de vista da saúde como também do econômico, tendo em vista os malefícios causados pelo tabaco e também o custo do produto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo ativo é a principal causa de morte evitável no mundo e o tabagismo passivo é a terceira. Conforme estudo da Fundação Osvaldo Cruz o cigarro é responsável por um prejuízo anual de R$ 338 milhões ao sistema público de saúde.