Monitoramento da Estratégia Governamental abre Cursos Centrais de 2014
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Diretoria Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor (DCGDES), deu início, nessa segunda-feira (31/3), ao curso de Monitoramento e Gestão da Estratégia Governamental, abrindo a carteira de Cursos das Áreas Centrais para 2014.
Estamos iniciando a execução dos Cursos Centrais deste ano com o foco na Introdução ao Uso do Sistema de Monitoramento e Gestão da Estratégia Governamental. Esse curso é direcionado às Assessorias de Gestão Estratégica e Inovação (Ageis) e é ministrado por servidores da Assessoria de Melhoria da Gestão (AMG), da Superintendência de Gestão da Estratégia Governamental (Suges), declarou a coordenadora de Cursos das Áreas Centrais, Kátia Fernandes de Araújo.
Kátia Araújo informou que a Carteira de Cursos será gradativamente disponibilizada ao longo deste ano, bem como os cursos e quantidade de vagas. Estamos estabelecendo parcerias com outros órgãos e entidades, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE). Em 2013, foram realizados 18 cursos em 45 turmas relacionados às temáticas centrais da pasta, totalizando 1.065 servidores certificados em todo o Governo do Estado. A participação de todos, recursos humanos, chefias e servidores, foi essencial para alcançarmos estes resultados, acrescentou.
De acordo com a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da AMG, Karina Ferreira Santos, este curso de Introdução ao Uso do Sistema de Monitoramento e Gestão da Estratégia Governamental é direcionado aos servidores das Ageis e está é a primeira turma.
Para a gestora Governamental Marina Penna Diniz, da Advocacia-Geral do Estado (AGE), o curso possibilitou o acesso a informações importantes no uso do Sistema de Monitoramento e Gestão da Estratégia Governamental, pois abrange o acompanhamento do Acordo de Resultados. Com o curso, o acesso às informações referentes ao Acordo de Resultados fica mais claro e isso ajuda a todos: servidores, equipes de gestores e à alta administração, concluiu.
Realizados na Cidade Administrativa, os cursos têm o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento profissional e, ao mesmo tempo, valorizar os servidores, possibilitando a ampliação dos conhecimentos. Os gestores dos recursos humanos dos diversos órgãos e entidades do Governo são responsáveis pela distribuição das vagas, inscrições, mobilização e indicação dos servidores que participarão dos treinamentos.
Aprimoramento
Nos dias 2 e 3 de abril, serão realizados, na Cidade Administrativa, encontros com o objetivo de aperfeiçoar e capacitar os especialistas que ministram os Cursos Centrais. Os temas são relacionados à Andragogia, ciência que estuda a educação para adultos com a finalidade de buscar uma aprendizagem efetiva para o desenvolvimento de habilidades e à educação inclusiva. Os convidados para conduzirem o debate são Patrícia Luiza Costa e Geradir Eustáquio Bernardino, da Academia de Polícia Civil (Acadepol).
De acordo com a diretora Central de Gestão do Desenvolvimento do Servidor, Maria Angélica Azevedo Gama, os encontros serão individuais ou em grupo. O objetivo desses encontros é aprimorar a qualidade dos cursos ministrados na Carteira de Cursos, mediante orientação sobre metodologia e didática que os representantes da Acadepol darão aos especialistas, explicou.
Maria Angélica Gama acrescenta que a aplicação da andragogia na educação corporativa das empresas traz um diferencial ao processo tradicional da aprendizagem e a descentralização das responsabilidades, com resultados muito positivos, além de enfatizar a responsabilidade pessoal pela própria aprendizagem e capacitação continuada ao longo da vida.