Representantes das Filipinas vêm a Minas conhecer modelo de gestão pública
Uma comitiva de representantes do governo das Filipinas e do Banco Mundial visitou nesta quinta-feira, (19), a Secretaria de planejamento e Gestão- Seplag-, para conhecer os avanços na administração pública em Minas Gerais, na última década, com ênfase na evolução do Choque de Gestão e no Projeto Governança em Rede.
Os filipinos ouviram pela manhã, o assessor da subsecretaria de Gestão Estratégica da Seplag, Mauro Silveira, que falou sobre as duas primeiras fases do Choque de Gestão: equilíbrio fiscal e Estado para Resultados e à tarde, a Superintendente Central de Coordenação Geral, Silvia Listgarten Dias, falou sobre a terceira geração do Choque de Gestão: Gestão para a Cidadania com ênfase na Governança em Rede.
Silvia Listgarten destacou que, as políticas públicas passam agora a ser pensadas considerando a heterogeneidade e diversidade das 10 Regiões de Planejamento do Estado, bem como a intersetorialidade das Redes de Desenvolvimento Integrado que compõem o PMDI, com a finalidade de Tornar Minas o melhor lugar para se Viver.
Para o chefe da delegação das Filipinas, Julian Li, Pacificador Jr, a principal contribuição da visita institucional à Seplag é conhecer o modelo de mapeamento do envolvimento da sociedade civil organizada na administração pública.
Ele destacou também a capacidade de diálogo entre governo-governo e governo-sociedade, além da capacidade de administrar os riscos e conflitos inerentes ao envolvimento de diferentes setores do Governo na estratégia de gestão.