Conheça os novos gestores da Seplag

HELVÉCIO MAGALHÃES
Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Miranda Magalhães Junior, é médico graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se especializou em Epidemiologia. Fez residência em Clínica Médica no Hospital Governador Israel Pinheiro, do Ipsemg, e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Helvécio Magalhães é servidor concursado da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), onde foi secretário municipal de Saúde e secretário de Planejamento e Orçamento. À frente da Secretaria Municipal de Saúde da PBH, também foi diretor financeiro, vice-presidente e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
No Ministério da Saúde, desde o início do governo da presidenta Dilma Rousseff, assumiu a Secretaria Nacional de Atenção Primária, onde foi um dos responsáveis pela execução do programa Mais Médicos. Os marcos de sua gestão são a valorização e a qualificação da Atenção Básica no país e a implantação das Redes de Atenção à Saúde, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Rede Cegonha. O secretário foi coordenador da campanha do governador Fernando Pimentel.
WIELAND SILBERSCHNEIDER
Secretário-Adjunto
O secretário-Adjunto da Seplag, Wieland Silberschneider, é economista e agente fiscal da Receita Estadual. Fez doutorado em Economia e mestrado em Sociologia Urbana na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de especialização em Economia na George Washington University, no Programa Minerva.
Wieland foi o responsável pela implantação do Orçamento Participativo em Ipatinga, na administração de Chico Ferramenta, e em Belo Horizonte, durante a administração de Patrus Ananias. Nas duas prefeituras, exerceu também a função de diretor de Orçamento. Em Belo Horizonte, na administração do prefeito Célio de Castro, foi secretário-adjunto de Planejamento.
No Governo Lula, Wieland foi subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração no Ministério do Trabalho e Emprego e no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Atuou nos últimos anos como colaborador da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança para o tema Orçamento Criança nos programas Prefeito Amigo da Criança e Presidente Amigo da Criança, com diversas publicações sobre os gastos municipais e federais com políticas para a infância e adolescência.
CÉSAR LIMA
Subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental
O subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental da Seplag, César Lima, é contabilista e administrador de empresas, com especialização em Ciência Política. Trabalhou como consultor junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a diversos municípios mineiros. Atuou também como auditor em empresas de auditoria independente e em empresas privadas.
César Lima foi secretário-adjunto de Administração e assessor de Comunicação Social da Prefeitura de Ipatinga, professor em cursos de capacitação e qualificação de servidores públicos na Fundação João Pinheiro, diretor de Administração e Finanças do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte e presidente do Conselho Fiscal da Fundação Santa Casa. O subsecretário também trabalhou como assessor técnico da Diretoria Geral do Hospital e Maternidade Municipal de Contagem.
RICARDO MARTINS
Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto
Ricardo Martins é o novo subsecretário de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto da Seplag. Ricardo é servidor público efetivo da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde o ano 2000, atuando nas áreas de planejamento, gestão, finanças e gerenciamento de projetos.
Antes de assumir a subsecretaria, Ricardo Martins estava no Escritório de Prioridades Estratégicas, responsável pela carteira de projetos da Prioridade Defesa Social (2011 a 2014). O subsecretário também foi gerente do projeto de implantação da Cidade Administrativa, em 2009 e 2010.
Em sua carreira, Ricardo Martins também foi diretor Financeiro do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (2007 a 2009), superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças da Seplag (2003 a 2007) e assessor Chefe de Planejamento e Coordenação Geral da extinta Secretaria de Recursos Humanos e Administração (2001 a 2003).
DAGMAR DUTRA
Subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados
A subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Governo de Minas é Dagmar Dutra, graduada em Direito (2010), Administração de Empresas (1992), Ciências Contábeis (1991) e Letras Vernáculas (1986), também com pós-graduação em Administração e Gerência (1992).
Antes de vir para o CSC, Dagmar era subsecretária de Assuntos Administrativos do Ministério da Saúde, onde foi responsável pela gestão de pessoas, gestão e execução de compras, licitações e contratos, gestão documental, organização dos serviços gerais e modernização administrativa. Em 2013, a gestora assumiu a Assessoria da Presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
Dagmar também trabalhou na Prefeitura de Belo Horizonte (1998 – 2003) como gerente de Modernização Administrativa e diretora do Departamento de Material, onde implantou o Sistema Único de Cadastro de Fornecedores e o sistema de Registro de Preços, além de desenvolver e implantar em todos os órgãos da administração o Sistema Integrado de Gestão de Materiais e Serviços. Na prefeitura de Ipatinga (1986 – 1994), Dagmar também foi diretora do Departamento de Modernização Administrativa.
Na iniciativa privada, Dagmar trabalhou como diretora-geral do Hospital Regional Público do Araguaia, no Pará (2010 – 2013), analista de Custos da Unimed Belo Horizonte e gerente de Faturamento SUS e de Medicina Suplementar da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, além de prestar consultoria e assessoria a diversos órgãos públicos e a hospitais, nas áreas de planejamento, organização, orçamento e finanças, faturamento, custos, licitação e suprimentos.