Cine Humberto Mauro exibe mostra dedicada aos clássicos italianos
Serão apresentados ao público 41 filmes que marcaram o pós-guerra e influenciaram produção cinematográfica mundial
O Cine Humberto Mauro apresenta a Mostra Clássicos Italianos, com títulos que marcaram a história cinematográfica da Itália nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Entre os dias 17 de fevereiro a 24 de março, serão exibidos 41 filmes, dirigidos por cineastas como Federico Fellini, Michelangelo Antonioni e Roberto Rossellini.
A mostra, que acontece em parceria com o Consulado Italiano em Belo Horizonte e o Instituto Italiano de Cultura em São Paulo, apresenta ao público um panorama dos aspectos socioculturais e estéticos que marcaram a produção cinematográfica do país no período pós-guerra e influenciaram toda a produção mundial.
O período selecionado reflete um momento fértil da filmografia italiana, que abrange obras chave do Neorrealismo e também superproduções do Estúdio Cinecittà. Em comum, as obras abordam, em variados gêneros, a realidade italiana e temas da vida comum do povo, como a guerra e a religiosidade, tão presentes na cultura e vida do país.
Estão previstos filmes como Medéia (ITA-FRA-ALE, 1969), de Pier Paolo Pasolini, Viagem à Itália (ITA-FRA, 1954), de Roberto Rossellini, e Ladrões de Bicicleta (ITA, 1948), de Vittorio de Sica.
A mostra é forma de dar continuidade a um projeto que iniciamos em 2015, que consiste em fazer um recorte cinematográfico de determinado país e, consequentemente, apresentar diferentes culturas e sociedades ao público, ressalta o coordenador de cinema e curador da mostra, Bruno Hilário.
Assim, o Cine Humberto Mauro resgata um importante momento da história do cinema mundial, viabilizando o acesso e incentivando a reflexão acerca de uma rica e extensa filmografia. A programação completa está disponível neste link. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.
Neorrealismo italiano
A Segunda Guerra Mundial influenciou a produção italiana de diversas formas. Durante esse período, o governo italiano, assim como o alemão, ofereceu subsídios aos cineastas para que eles registrassem de perto os acontecimentos. Essa ocupação proporcionou o contato dos cineastas com a realidade da guerra, posteriormente transportada para as obras da ficção. O movimento predominante era o neorrealismo italiano, um conjunto de elementos estéticos que podiam ser identificados nos filmes da época, como a atuação de não-atores e o uso de planos longos nas filmagens.
Fazer do filme um documento da realidade foi a maior influência do neorrealismo para as produções cinematográficas pós-guerra. Os diretores lançaram um olhar crítico sobre as novas configurações sociais e a experiência deles na Guerra foi agregada à estética dos filmes, explica Bruno Hilário. O neorrealismo italiano foi um movimento muito importante, que influenciou várias correntes posteriores, como, por exemplo, a Nouvelle Vague, completa.
Serviço:
Data: 17 de fevereiro a 24 de março
Local: Cine Humberto Mauro- Palácio das Artes -Av. Afonso Pena, 1537, Centro
Informações para o público: (31) 3236-7400