Conteúdo Principal

Representantes do Governo do Amazonas conhecem o modelo de PPP mineiro

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Gestores da Seplag e da Sede apresentaram o modelo utilizado nas Unidades de Atendimento Integrado

Representantes do Governo do Estado do Amazonas visitaram, nesta quinta-feira (20/2) a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A visita guiada fechou o encontro dos amazonenses com gestores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que conheceram o modelo de administração UAIs que funcionam no formato de Parceria Público-Privada (PPP).

A subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri, lembrou que a PPP da UAI, lançada em 2011 em seis unidades se mostrou muito importante para o Governo de Minas, visto que conseguimos reduzir o custo por atendimento, além de aumentar a qualidade do serviço prestado.

O administrador Público da Unidade Central de Parceria Público-Privada da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Thiago Almeida, apresentou o Programa de Parceria Público-Privada que instituiu as bases para modernização da gestão de infraestrutura econômica e social, a partir do envolvimento do setor privado. Thiago lembrou que Minas tem o maior montante de investimentos em PPP do Brasil, somando R$ 2,5 bilhões.

Estiveram presentes o coordenador do Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas do Amazonas, Alex Del Giglio, além da diretora da Unidade de Parcerias Público-Privadas, Michelle Falcone Medina. A diretora amazonense explicou que já existe um modelo de atendimento ao cidadão daquele Estado parecido com o da UAI, mas é totalmente administrado pela iniciativa pública. Acreditamos que o modelo de PPP possa contribuir para aperfeiçoar o nosso trabalho, já que temos uma boa aceitação por parte dos cidadãos, completou. Alex Del Giglio contou que as pesquisas de satisfação e o número de atendimentos realizados pelas UAIs de Minas chamaram a atenção do governo amazonense.

De acordo com a gerente de Contrato de PPP das UAIs, Christiane Lazzarotti, as visitas são uma forma de reconhecimento do trabalho que tem sido executado pelo Governo de Minas, além de possibilitar uma troca de experiências entre as instituições. Atualmente, seis UAIs funcionam no modelo de Parceria Público-Privada: Uberlândia, Betim, Governador Valadares, Montes Claros, Juiz de Fora e Varginha. O Governo de Minas já abriu licitação para outras 23 unidades também serem geridas por PPP, além de estudar o modelo para a UAI Praça Sete, na capital.

Programa de PPP mineiro

Minas é o Estado com o maior número de contratos de PPP em execução e foi reconhecido em 2012, pela revista World Finance, como o melhor programa de PPP do mundo. Os contratos elaborados em Minas também foram classificados entre os melhores exemplos de boas-práticas de financiamentos de PPP na América Latina pelo Banco Mundial, listados no guia Como envolver o setor privado nas PPPs em mercados emergentes.

Quatro projetos já foram concluídos: a Rodovia MG-050, Complexo Penal de Ribeirão da Neves, as UAIs, o Mineirão e outros estão sendo viabilizados. O programa é considerado estratégico para o desenvolvimento sustentável e baseia-se no princípio da boa governança e do melhor uso dos recursos públicos.

/