Conteúdo Principal

Comitê do Jequitinhonha e Mucuri avalia avanços

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

 

A conclusão de 1.850 quilômetros em 59 trechos do Programa Proacesso, que executa a pavimentação de ligações e acessos rodoviários aos municípios, as ações do programa Travessia executadas em 27 municípios e os programas relacionados ao abastecimento e ao tratamento da água como a conclusão de cinco Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em Berilo, Carlos Chagas, Coronel Murta, Malacacheta e Novo Cruzeiro – executados na região, foram algumas das ações com repercussão positiva para a população  implementadas pelo Governo de Minas na região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no período entre 2003 e 2013.

Foi o que ressaltaram os integrantes do Comitê Regional dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Governança em Rede, durante encontro realizado dias 25 e 26 de fevereiro, em Teófilo Otoni. O Comitê avaliou positivamente também, entre outros,  a construção de  458 reservatórios entre barramentos e bacias de captação beneficiando 2.500 famílias e  a conclusão de 497 módulos sanitários em localidades de 40 municípios.  

O Governança em Rede possui comitês instalados em diversas regiões do Estado e é formado por gestores de órgãos e entidades da administração pública com atuação local. A iniciativa tem o objetivo de promover ações integradas entre os representantes do Governo e, ao mesmo tempo, aproximar as ações do Estado das prioridades regionais apresentadas pelos gestores. O Governança em Rede é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e esta foi a sexta reunião na região do Jequitinhonha e Mucuri.

O evento propiciou também a articulação dos gestores e parceiros para os planos de ação em desenvolvimento para os vales do Jequitinhonha e Mucuri. O primeiro plano de ação vai identificar as reais demandas por qualificação profissional na região, de forma a buscar alternativas para o aprimoramento da mão de obra local. O segundo se encontra em fase de estudo e está  relacionado à regularização de abatedouros, a partir da identificação de possíveis consórcios e articulações municipais na região.

Os comitês regionais do Governança em Rede continuam funcionando como um fórum permanente para o debate de ideias, troca de experiências e identificação de oportunidades de trabalho conjunto entre os órgãos e entidades do Governo de Minas com atuação em cada região.  Eles constituem uma instância democrática onde os gestores também apresentam as demandas da região, de forma a aproximá-las do planejamento de Governo, argumenta o diretor Central de Coordenação da Ação Governamental da Seplag, Leonardo Carvalho Ladeira.

A reunião em Teófilo Otoni contou com a presença de gestores da Seplag, das secretarias de Educação (SEE), Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Meio Ambiente (Semad), Cultura (SEC) e Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas  (Sedvan) . Também participaram  representantes da polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Emater-MG e  Superintendência Regional de Meio Ambiente do Leste Mineiro (Supram-LM) .