Governo de Minas apresenta experiência pioneira em CSC
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), participou nesta quarta-feira (22/1) da 9º Edição do Shared Services & Outsourcing Week 2014, maior conferência sobre Centros de Serviços Compartilhados (CSC) realizada no Brasil. O evento reuniu em São Paulo executivos de empresas que possuem CSC e consultorias especializadas na solução com o objetivo de abordar questões como mitos, fatos, pontos de atenção e lições aprendidas sobre Centros de Serviços Compartilhados.
A conferência também apresenta estudos de caso e sessões práticas que abordam tendências e iniciativas eficazes de empresas privadas que têm obtido vantagens competitivas, otimizações de custos e ganhos em qualidade e produtividade. O Governo de Minas é pioneiro em CSC de Governos no Brasil e também o primeiro a ser apresentado em todas as edições do evento.
Nas primeiras participações, nosso objetivo era compreender o conceito de CSC e a aplicação ao setor público, que possui suas especificidades e complexidades. Desta vez, além de aprimorarmos nossos conhecimentos para a fase de implantação do CSC do Governo de Minas, também temos experiências práticas a compartilhar, explicou o coordenador de Projetos do Núcleo Central de Inovação e Modernização Institucional da Seplag, Afonso Valle.
O projeto para a implantação do CSC do Governo de Minas foi apresentado no evento pela subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental Adriane Ricieri, que abordou pontos como pioneirismo, desafios, modernizações e inovações impostas com a implantação do Centro de Serviços Compartilhados, iniciada em 2013.
A participação inédita do Governo de Minas em um evento deste porte demonstra o nosso compromisso em fazer dessa iniciativa uma oportunidade de ampliar a eficiência e a qualidade na prestação dos serviços públicos das áreas meio, além de contribuir para que os órgãos tenham ainda mais foco em suas atividades finalísticas, reforçou a subsecretária.
A implantação do CSC ocorrerá por meio de três ondas, sendo a primeira prevista para entrada em operação no final de junho e as demais em setembro e novembro de 2014.