Evento promovido pelo Governo de Minas, por meio da Seplag-MG e do Detran-MG, marca encerramento da Campanha Maio Amarelo em Minas Gerais

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
Maio amarelo

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, diversas ações foram realizadas pelos órgãos estaduais no mês de conscientização sobre a segurança no trânsito 

Há dez anos, o Movimento Maio Amarelo coloca em pauta e chama a atenção para um grave problema mundial: o alto número de mortos e feridos no trânsito. Para marcar o encerramento do mês de conscientização, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) realizaram, nesta quarta-feira (31/5), no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), na capital, um evento que reuniu representantes de órgãos de trânsito, da segurança pública e da sociedade civil.

O tema do décimo ano do Movimento Maio Amarelo no Brasil é “No trânsito, escolha a vida”, definido na Resolução 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ao abordar as escolhas, a campanha educativa visa chamar à reflexão motoristas, pedestres, passageiros e ciclistas para a construção de um ambiente viário mais humano e responsável.

Em seu discurso, a vice-diretora do Detran-MG, delegada Andrea Abood, disse que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de um milhão de pessoas morrem por ano, vítimas de imprudência ao volante no mundo. Dos sobreviventes, cerca de 40 milhões vivem com sequelas. Atualmente, o trânsito é a maior causa de morte do planeta e o Brasil figura entre os cinco países com mais mortes no trânsito.

“É um desafio diário trabalhar pela segurança viária. Diversos fatores contribuem para o aumento da violência no trânsito como o aumento expressivo da frota de veículos e condutores ao longo dos anos e a disputa constante pelos espaços públicos e pela mobilidade. No último ano, para reforçar o compromisso com a segurança no trânsito, Minas Gerais assinou com a Senatran o Termo de Compromisso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que visa reduzir em 50% o total de mortes no trânsito no país nos próximos dez anos”, afirmou a delegada.

O representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Lucas Vilas Boas, reforçou a importância de manter a consciência do Maio Amarelo durante todo o ano. “Esse mês contou com diversas ações de órgãos do Governo de Minas que atuam para promover um trânsito seguro para todos. Apesar de ser o encerramento da campanha, essa ideia deve seguir conosco, porque a segurança no trânsito parte das nossas atitudes, sejamos nós motoristas, passageiros ou pedestres. E ela impacta a vida de todos. O Maio Amarelo nos lembra que o trânsito mata e que nós precisamos mudar nossa conduta e ter uma atitude de respeito”, destacou.

Durante a cerimônia, o grupo de teatro da Gerência de Educação para a Mobilidade da BHTrans apresentou um esquete sobre a importância da gentileza e segurança no trânsito. O evento contou, ainda, com uma apresentação musical dos alunos da Escola Estadual Ordem e Progresso e a leitura da crônica “em uma curva na estada”, de Bernardo Sabino. 

Redes sociais

Neste ano, o Detran-MG preparou para as mídias sociais uma campanha em que as crianças são os personagens principais, trazendo dicas e orientações de trânsito. Com a campanha, o Detran-MG reforça a importância dos futuros condutores para auxiliar nessa reflexão e despertar nos adultos comportamentos mais responsáveis e seguros nas vias. 
 

Tags