Estudante mineira é destaque em mostra de ciência e tecnologia

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Estudante da rede estadual é destaque em mostra de ciência e tecnologia

Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas conquistou vaga na edição do próximo ano da Intel ISEF – International Science Engineering Fair

 

Há quase quatro anos, Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas dedica seu tempo nos estudos da planta Barbatimão, e tanto tempo de pesquisa vem gerando resultados positivos. Na última semana, a aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, apresentou os resultados do seu trabalho na 32ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no Rio Grande do Sul, e conquistou vaga para a edição do próximo ano da Intel ISEF – International Science Engineering Fair, nos Estados Unidos.

Na Mostra foram apresentados mais de 400 trabalhos feitos por alunos do Ensino Médio e técnico do Brasil e de outros 20 países. A estudante mineira apresentou a pesquisa “Atividade Biológica e Abordagem Fotoquímica da Planta Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)”.

“Foi uma experiência muito boa. A apresentação foi tranquila e todos os avaliadores gostaram do projeto. Eu tive a oportunidade de conhecer pessoas de outros países. É uma experiência que vou levar para a vida inteira”, conta Vanessa.

Para a feira internacional, Vanessa já pensa em como vai aprimorar sua pesquisa. “Pretendemos aprimorar os testes e tentar explorar novas áreas. Também vamos aperfeiçoar os produtos fitoterápicos que produzimos e trabalhar bastante a apresentação para que ela fique cada vez melhor”.

A Mostratec não foi a primeira feira da qual a estudante participou. Seu currículo já conta com o segundo lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, e o terceiro lugar na Mostra de Ciências e Tecnologia Escola Açai (MCTEA), realizada no Pará.

Vanessa teve como orientadora de sua pesquisa, a professora de Ciências e Biologia da escola, Fernanda Guedes. A educadora conta quais as características do trabalho que auxiliaram na premiação.

“Entre os trabalhos da feira foram escolhidos nove para representar o Brasil na Intel ISEF – International Science Engineering Fair. Eles analisam, por exemplo, o potencial que a escola tem de dar o suporte para o aluno para que ele esteja em uma feira mundial, a qualidade técnica da pesquisa para representar o país e o desempenho do aluno”, explica.

Essa é a quarta vez que Fernanda tem alunos participando da Intel ISEF – International Science Engineering Fair. “Essa é quarta vez que alunos de uma escola pública de Mateus Leme são selecionados para a Feira. Nenhum professor de Minas Gerais conseguiu tanta participação na feira quanto a gente. Esse número de participação de escolas públicas mostra como é importante trabalhar a iniciação cientifica na educação básica”, conclui.

 

Pesquisa

A planta foi escolhida devido ao seu uso constante pelos moradores de Mateus Leme. “O Barbatimão é muito utilizado em Mateus Leme e ninguém nunca tinha feito pesquisa sobre ele. Aproveitamos os conhecimentos populares sobre a planta para iniciar nossa pesquisa”, afirma Vanessa.

A planta tem potencial anti-inflamatório, antimicrobiano, cicatrizante, adstringente, tem característica antioxidante e é utilizada para o tratamento de infecção na pele.

O primeiro passo da estudante e de sua orientadora foi conhecer a planta. “Começamos a pesquisa na escola para conhecer a planta. Com o passar do tempo, entramos em contato com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e consegui uma bolsa do CNPq. A partir daí utilizamos o laboratório da universidade para fazer os testes”, conta Vanessa.

Depois, foi estudada a parte da microbiologia da planta e feita a analise botânica e do extrativismo da planta. “É uma planta bem conhecida. Usa-se a casca do caule como medicamento. Devido ao uso constante das pessoas ficamos preocupadas com a capacidade de renovação da casca, por isso, pesquisamos qual parte do ano é ideal para fazer a coleta da planta para fins medicinais”, destaca Fernanda Guedes.

Os dados da pesquisa foram publicados em formato de livro pela editora Catalogo Novas Edições Acadêmicas. A publicação será lançada no mês de novembro.

 

Mostratec

A Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil. Destina-se a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

Tags