Consec MG abre eleição para representante de gastronomia

Submitted by Anônimo (não verificado) on

Conselho de Política Cultural abre eleição para representante de gastronomia

Escolha inédita tem votação realizada na internet. Eleitor deve escolher seu representante entre 3 candidatos até dia 30 de agosto

Está aberta a votação para escolha do representante da cadeira de gastronomia no Conselho Estadual de Política Cultural (Consec/MG). Após atender uma demanda da sociedade organizada, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) incluiu o segmento dentro do conselho, uma importante arena de debate e reflexão sobre políticas públicas voltadas à cultura.

Três candidatos se inscreveram e participam da eleição em curso. A votação está aberta até o dia 30 de agosto no site www.consec.mg.gov.br

Qualquer cidadão mineiro, com idade mínima de 16 anos, que se interesse pela cultura e deseje ajudar a escolher a representação da sociedade civil no Conselho de Política Cultural pode participar. Deverão ser informados dados como CPF, título de eleitor, endereço e e-mail.

Na plataforma online o eleitor tem acesso ao perfil e currículo do candidato, o que lhe confere condições para realizar a sua escolha. A divulgação do resultado das eleições da cadeira de gastronomia do Consec - MG está prevista para o dia 12 de setembro.

Gabriel Trillo atua no segmento gastronômico há 11 anos. Em 2016 fundou o Restaurante Omilía, onde também é chef. Além disso, já foi selecionado para representar Minas Gerais durante expedição na China em maio de 2017. Realizou projetos acadêmicos junto à faculdade Una-Gastronomia, com atuação nas comunidades em busca de raízes gastronômicas. É fundador do projeto assistencial Chefs do Bem, que consiste em reformas de cozinhas em creches, asilos e hospitais, bem como na capacitação de equipe de cozinha. Trillo é membro da Frente da Gastronomia Mineira.

Jackson Cruz é coordenador e professor do curso de Gastronomia da Faculdade Promove. É mestre em Administração, com a tese Qualidade de vida e fontes de pressão no trabalho de profissionais de cozinha: um estudo em restaurantes de Belo Horizonte. Especializou-se em Gastronomia e Cultura, pela Fundação Universa, em Brasília; e na Escola de Culinária Francesa Le Cordon Bleu, em Paris.

Ricardo Rodrigues é presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Minas Gerais (Abrasel – MG). Atualmente é sócio proprietário do restaurante Maria das Tranças, referência em gastronomia mineira que está no mercado há 66 anos. É membro do conselho da Abrasel há 13 anos e já esteve à frente da Associação como vice-presidente em duas gestões. A extensa atuação na Abrasel conferiu a Ricardo vasta experiência sobre as especificações do setor.

Consec-MG

O órgão colegiado de caráter consultivo, propositivo, deliberativo e de assessoramento superior da Secretaria de Estado de Cultura auxilia na criação de condições para que todos mineiros exerçam seus direitos culturais e tenham acesso aos bens culturais.

Devido à sua composição paritária, o Consec atua como uma instância da sociedade civil junto ao poder público. Compete ao conselho: acompanhar a elaboração e a execução do Plano Estadual de Cultura; manter instâncias de discussão com as associações representativas de artistas e produtores culturais; contribuir para a integração entre os órgãos públicos e entidades do setor cultural; manifestar-se sobre programas regionais de incentivo, gestão de acervos culturais entre outros.

Gastronomia mineira

O Governo de Minas Gerais entende o setor da gastronomia como estratégico e trabalha para que o segmento ganhe cada vez mais força e se consolide como um ativo reconhecido nacional e internacionalmente, tendo suas atividades, programas e ações realizados de forma colaborativa e participativa entre os diversos atores do setor.

O estado conta hoje com 154 eventos gastronômicos e 19 roteiros estruturados nas regiões turísticas de Minas, de acordo com a Secretaria de Estado de Turismo, além de 16 cursos de gastronomia, de nível tecnológico, em funcionamento.

Minas Gerais é uma das regiões que têm mais produtos com certificado de origem e procedência, e conta também com 254 produtores de queijo minas artesanal registrados, em sete regiões: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.