Autorizada a primeira fase das melhorias na estrada que liga Casa Branca, em Brumadinho, a Nova Lima, na BR-040

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:
Humberto Trajano / Seplag

Os trabalhos iniciais são referentes a elaboração de projetos de engenharia e de arquitetura

Em uma importante iniciativa para a infraestrutura e a mobilidade da região, o Governo de Minas e as Instituições de Justiça autorizaram o início da primeira fase do projeto de melhorias na estrada que liga os bairros de Casa Branca, em Brumadinho, ao Jardim Canadá, em Nova Lima. A via também é um dos principais acessos de ligação entre Brumadinho e a BR-040.

Os trabalhos iniciais são referentes a elaboração de projetos de engenharia e de arquitetura. O valor é de R$ 4.172.683,00 e o prazo para entrega dos documentos é de um ano e cinco meses. Toda a execução, conforme decisão da justiça, cabe à Vale.

O projeto é custeado com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da barragem da mineradora em Brumadinho e foi definido após a Consulta Popular realizada na região atingida.

A estrada, com extensão aproximada de 10,7 quilômetros, liga Casa Branca a portaria do Parque Estadual do Rola Moça, localizada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, às margens da BR-040, importante acesso para a conexão com a capital mineira e as cidades históricas da região Central do estado. Por consequência, a via é fundamental para as áreas turísticas, rurais e distritos de Brumadinho, como cachoeiras, restaurantes, condomínios, sítios e pousadas.

A iniciativa abrange desde a reforma e o recapeamento da estrada até a implementação de medidas de drenagem superficial, sinalização de tráfego, sinalização turística da via, da trilha para pedestres e ciclistas, com o objetivo de adequar o local ao modelo de estrada parque, ou seja, com características turísticas. Além disso, três mirantes, nomeados como Mirante dos Planetas, Mirante do Jatobá e Mirante dos Veados, serão estruturados ao longo do trajeto. Esses pontos de observação vão oferecer uma visão panorâmica da região e proporcionar um ambiente propício para turistas, ciclistas e pedestres desfrutarem das belezas naturais.

As melhorias na estrada que liga Casa Branca ao Jardim Canadá representam um marco significativo no desenvolvimento da região, promovendo a valorização do turismo local, a segurança viária e a melhoria na qualidade de vida dos moradores. A expectativa é de que, com a conclusão desse projeto, a região se torne ainda mais atrativa para visitantes e residentes, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Brumadinho e municípios vizinhos.

Após a conclusão dos projetos de engenharia e arquitetura, será possível obter uma estimativa mais precisa do valor total da obra e do prazo de execução.

Reparação Socioeconômica

O projeto “Melhorias da Estrada que Liga Casa Branca - Jardim Canadá – Brumadinho” compõe o Programa de Reparação Socioeconômica do Termo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, ocorrido no município em 25/1/2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.  

Dentro desta frente de reparação está reservado R$ 1,5 bilhão para execução de projetos de fortalecimento dos serviços públicos em Brumadinho (Anexo I.4). Até o momento, foram definidos 37 projetos para o município, 14 deles já estão em execução, incluindo a obra na estrada.

Destes 37 projetos, 28 foram definidos após a Consulta Popular. O processo participativo foi realizado nos 26 municípios atingidos pelo rompimento, em novembro de 2021, como uma das ações de reparação. Mais de 10 mil pessoas apontaram áreas prioritárias para receberem investimentos de reparação.

O andamento destes projetos é acompanhado pela auditoria socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sob fiscalização dos compromitentes, Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).