Abaeté e Esmeraldas recebem projetos para entrega de máquinas de recuperação de estradas e gestão de resíduos sólidos

Conteúdo Principal
Submitted by 11748360671 on
Publicado em:
Foto aérea da cidade de Abaeté - Créditos: Prefeitura de Abaeté

Iniciativas foram definidas na Consulta Popular e são realizadas com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento em Brumadinho

Dois novos projetos de reparação foram iniciados nos municípios de Abaeté e de Esmeraldas. As ações foram definidas na Consulta Popular e vão ser realizadas com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho.  

Em Abaeté, a iniciativa consiste na compra e na entrega de sete equipamentos utilizados na recuperação de estradas rurais. Estão previstas aquisições de um caminhão pipa, de três caminhões báscula, de uma pá carregadeira, de uma escavadeira e de uma motoniveladora. Este é o segundo projeto do Acordo de Reparação realizado no município que envolve entrega de máquinas para recuperação de estradas rurais. Anteriormente, foram entregues uma motoniveladora, uma pá carregadeira e um rolo compactador.  

Estes equipamentos fortalecem a capacidade da prefeitura em atuar nas vias rurais, favorecendo o escoamento da produção agrícola e proporcionando uma mobilidade mais segura para os moradores da região. O projeto iniciado tem valor estimado de R$ 5,6 milhões, e o prazo para conclusão é de um ano e quatro meses. A execução é uma obrigação da Vale dentro do Anexo I.3 do Acordo de Reparação.  

Em Esmeraldas, o projeto com ordem de início é na área de gestão de resíduos sólidos e prevê a instalação de 36 Pontos de Entrega Voluntária de resíduos sólidos recicláveis (PEVs), e aquisição de seis máquinas, sendo quatro caminhões para a gestão de resíduos sólidos, uma minicarregadeira e uma empilhadeira para coleta seletiva.  

O valor estimado é de R$ 5,4 milhões e prazo para conclusão é de 11 meses. Da mesma forma que em Abaeté, a execução cabe a Vale e o projeto é referente ao Anexo I.3 do Acordo de Reparação. O rompimento em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais.

O andamento dos projetos é fiscalizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) sob gestão das instituições compromitentes do Acordo: Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais. Veja mais informações sobre estes e todos os projetos de fortalecimento do serviço público executados em Abaeté e em Esmeraldas no portal da FGV neste link.