Etapas para Implantação do SEI! no seu Município

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Caminho para a implantação do Sei! nos Municípios.

O que é a PRODEMGE?

A PRODEMGE (Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais) é uma empresa pública vinculada ao Governo do Estado. Por ser pública, pode prestar serviços diretamente aos municípios, inclusive por meio de dispensa de licitação, conforme a legislação da Nova Lei de Licitações e Contratos, 14.133/2021. No projeto SEI! Municípios, a PRODEMGE é responsável por toda a infraestrutura tecnológica necessária ao funcionamento do sistema.

 

1.  Preenchimento do Formulário de Adesão ou Visita Técnica da Equipe Comercial da PRODEMG

Na aba “Quero aderir” do site SEI Municípios, o município realiza um cadastro preliminar.

⚠ Importante: Este formulário não formaliza a adesão, mas serve para registrar o interesse e permitir o agendamento da primeira reunião com a equipe do projeto.

Visita Técnica da Equipe Comercial da PRODEMG: A prefeitura receberá as orientações preliminares do projeto por meio de uma visita de Analistas de negócios da PRODEMG.

 

2.  Reunião de Abertura do Projeto

Esta reunião apresenta o SEI!, detalha o projeto, suas funcionalidades, benefícios e o processo de implantação no município.Também são apresentados os parceiros do projeto:

  • SEPLAG (coordenação geral),
  • Arquivo Público Mineiro (orientações sobre gestão documental),
  •  PRODEMGE (responsável pela infraestrutura).

 

3.  Definição do Modelo de Governança com a PRODEMGE

A infraestrutura será definida conforme o porte da prefeitura, categorizado em faixas de tamanho.

O ambiente do SEI funciona na nuvem, com cada município tendo seu próprio espaço (instância individual).

Esse modelo de governância, será apresentado na reunião de projetos.

 

4.  Contratação da Infraestrutura – Lei 14.133/2021

Após a reunião, a prefeitura receberá:

  • Uma proposta comercial da PRODEMGE, e
  • Um kit com modelos de documentos para facilitar a contratação.

A contratação é feita por dispensa de licitação, conforme previsto na Lei 14.133/2021.

 

5.  Envio do Contrato para Assinatura

Assim que a contratação for efetuada, o município envia o contrato assinado para a área comercial da PRODEMGE por email.

A formalização acontece dentro do SEI do Estado e só é concluída após publicação no PNCP (Portal Nacional de Contratações Públicas).

 

6.  Construção do Ambiente pela PRODEMGE

Com o contrato formalizado, a equipe técnica da PRODEMGE começa a montar o ambiente do SEI da prefeitura.

Nesse momento, a SEPLAG entra em contato para dar início às demais etapas do projeto.

 

7.  Defina Seu Time de Implantação

O sucesso do SEI depende de uma equipe local comprometida, que será responsável por conduzir as etapas do projeto na Prefeitura e por organizar a reunião de cronograma com a SEPLAG.

Recomendamos:

  • Gestor do Projeto: coordena a implantação e atua como ponto de contato com o Estado.
  • Líder de Negócio: cuida das regras de negócio e gestão documental.
  • Líder de TI: responsável pelo suporte técnico local e integração da infraestrutura.

 

8.  Reuniões de Alinhamento do Cronograma com a SEPLAG

Essas reuniões ocorrem em parceria com a SEPLAG para acompanhar todas as etapas da implantação e ajustar o cronograma conforme a realidade de cada prefeitura.

 

9.  Regulamentação do Projeto

É essencial criar um ato normativo oficializando:

  • A criação do projeto SEI no município;
  • A equipe responsável e suas atribuições;
  • As regras de uso do sistema e gestão documental.

Esse ítem sera explicado na reunião de cronograma.

 

10.  Treinamentos para os Administradores

Três treinamentos são realizados com base no cronograma:

  • SEI Administrar: configuração e parametrização do sistema conforme a estrutura da prefeitura;
  • Formulário SEI: criação de documentos e formulários em HTML;
  • SEI Usar: treinamento dos usuários após o sistema estar configurado.

Esses treinamentos são realizados via EAD pela a equipe da SEPLAG mediante ao um agendamento prévio.

(https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/cursos/informacao/19275113 - SEI USAR 4.0)

(https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/cursos/informacao/19171821 - Sistema Eletrônico de Informações - SEI! ADMINISTRAR).

 

11.  Treinamento em Gestão Documental

O Arquivo Público Mineiro (APM) disponibiliza uma vídeo aula e os instrumentos necessários para que o município estruture:

  • O plano de classificação e tabelas de temporalidade documental.
  • Comissão Permanente de Avaliação documental
  • Operacionalização dos instrumentos de gestão documental no SEI!

 

12.  Parametrização do Sistema

A equipe de TI da prefeitura vai aplicar os conhecimentos adquiridos nos treinamentos e ajustar o sistema com a estrutura e as necessidades da prefeitura.

 

13.  Treinamento SEI USAR

Com o sistema já configurado, a SEPLAG capacita os multiplicadores da prefeitura, que serão responsáveis por replicar o conteúdo para todos os servidores.

 

14.  Comunique e Divulgue

É hora de contar para todos sobre a chegada do SEI! Sugestões:

  • Criação de página sobre o SEI no site da prefeitura,
  • Divulgação por e-mail, telas iniciais, banners, cartazes,
  • Evento de lançamento,
  • Vídeo institucional,
  • Uso das redes sociais.

📌 A SEPLAG/MG fornece modelos de peças de divulgação em formato digital.

 

15.  Lançamento Oficial do SEI no Município

A comemoração da implantação!

É importante frisar que este é o momento em que a prefeitura irá definir a data para colocar o SEI! em produção. Caso ocorra algum imprevisto, seguem algumas dicas:

  • Envolva os servidores,
  • Mostre dados de economia de papel e insumos,
  • Assine o primeiro documento oficial pelo SEI,
  • Convide autoridades e a imprensa local,
  • Compartilhe nas redes sociais.