Estado investe na qualificação de jovens vulneráveis

Submitted by Anônimo (não verificado) on

Minas Gerais investe na qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social

O Governo de Minas Gerais está intensificando as ações para garantir a empregabilidade de trabalhadores no interior do estado, principalmente de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social.  Desde o início do ano, mais de 450 jovens e trabalhadores de dez municípios foram qualificados e certificados no curso de “Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador”.

As capacitações foram realizadas por técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), dos Centros Regionais de Assistência Social (Cras) e de prefeituras, após terem passado por treinamento oferecido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese).

Ao todo, 34 municípios mineiros foram qualificados, sendo que em Passos, Piumhí, Brasília de Minas, Sete Lagoas, Itaúna, Boa Esperança, São João do Paraíso, Brumadinho, João Monlevade e Belo Horizonte os conteúdos já foram replicados.

O curso busca preparar esses jovens e trabalhadores para o ingresso ou reinserção no mercado de trabalho, a fim de ampliar as oportunidades de emprego em cada região.

Na formação, os participantes aprendem desde a elaboração de um currículo a dicas de comportamento durante as entrevistas de emprego, relações interpessoais no ambiente de trabalho, etiqueta profissional e excelência no atendimento ao público.

Próximos passos

No município de Itabira, coordenadores do Sine vão replicar também o curso de “Competências Profissionais e Sociais para o Trabalhador” para duas turmas com 25 pessoas cada. O público alvo da capacitação é o trabalhador desempregado cadastrado no Sine, maior de 18 anos, em situação de risco social.

As inscrições devem ser feitas no período de 4 a 7 de dezembro, de 9h às 16h, na unidade do Sine no município, na Avenida das Rosas 1.115, no bairro São Pedro. A capacitação acontecerá no período de 11 a 15 de dezembro, das 18h às 22h, na Uaitec de Itabira.

Já em Passos, no Sul do estado, coordenadores do Sine da UAI da cidade vão fazer uma palestra para qualificar 15 trabalhadores para o mercado de trabalho. O evento acontecerá no próximo dia 5, às 14h, na UAI do município, na Rua dos Engenheiros 199, bairro Belo Horizonte. As inscrições serão feitas na própria UAI e os participantes receberão certificado de participação no treinamento.

Visita às escolas

Em Conceição das Alagoas, a 540 quilômetros da capital mineira, 300 pessoas, principalmente alunos do ensino médio da Escola Estadual José Alexandre Miziara, também foram beneficiados com oito palestras para a inserção no mundo do trabalho, nos dias 21 e 22 de novembro.

Na cidade de Brumadinho, após visitas de representantes do Sine às escolas Paulina Aluotto Ferreira e Nilza de Lima Sales, 33 jovens participaram das duas turmas de qualificação, realizadas nos períodos 6 a 10 e 13 a 17 deste mês. Desse total, dois jovens já conseguiram ingressar no mercado de trabalho.

A capacitação beneficiou também 48 jovens, no período de 20 a 24 de novembro, em João Monlevade. Essa foi a quarta qualificação neste ano na cidade, certificando, ao todo, 137 trabalhadores. A previsão do Sine para 2018 é de capacitar outros 700 jovens.