Sedese vai capacitar 2.559 pessoas no Controle do Suas

Neste ano, treinamento vai coincidir com a data de abertura das Conferências Regionais de Assistência Social
A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) dá início no mês de agosto a uma nova etapa de cursos do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (Capacita Suas). Ao todo, serão beneficiadas 2.559 pessoas em Belo Horizonte e nos 21 polos de qualificação da Sedese no estado.
Os cursos de Controle Social, que se encerram em setembro, são destinados à conselheiros de assistência social da sociedade civil e secretários-executivos desses órgãos em Minas Gerais. Uma das novidades neste ano é que a capacitação vai coincidir com a data de realização das Conferências Regionais de Assistência Social (CMAS), etapa preparatória para a Conferência Estadual, que será realizada no período de 9 a 11 de outubro, em Belo Horizonte.
Nesta semana, professores e coordenadores gerais e pedagógicos das instituições de ensino superior que venceram o processo licitatório para ministrar os cursos passaram por uma etapa de alinhamento pedagógico no campus da Fundação João Pinheiro (FJP), no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.
Esse trabalho de nivelamento terminou nessa quarta-feira (28/6) em Belo Horizonte e contou com profissionais do Instituto Federal de Muzambinho, da Universidade Federal de Uberlândia, do Centro Universitário UNIS, de Varginha, além de técnicos da Sedese da capital e das regionais no interior do estado.
“Antes de todo curso do Capacita Suas nós fazemos esse nivelamento. Já fizemos no Gestão Financeira e Orçamentária, no de Proteção Básica, no de Vigilância Socioassistencial e, agora, estamos fazendo para o de Controle Social”, explica o superintendente de Capacitação, Monitoramento, Controle e Avaliação de Políticas de Assistência Social da Sedese, Jaime Adriano Rabelo.
“O curso de Controle Social vai coincidir com as Conferências Regionais de Assistência Social. Nós vamos discutir com os conselheiros a importância de termos um Estado democrático, que ouça a população e tome as decisões para onde as políticas públicas devem ir. Então, espero todos, a partir de agosto, nos cursos e nas Conferências Regionais”, enfatiza a subsecretária de Assistência Social e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Simone Albuquerque.
Vigilância Socioassistencial
Executados desde maio deste ano, os cursos de Vigilância Socioassistencial do Capacita Suas já qualificaram até o último dia 26 em Minas Gerais 1.238 técnicos, gestores e profissionais de assistência social em 15 municípios do estado. A capacitação, que prossegue até julho, ainda será levada a mais sete municípios.