
Mais de 70 servidores de 13 órgãos e entidades estaduais participaram da capacitação
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu, na última semana, um seminário para capacitar servidores do Governo de Minas sobre a contratação de serviços de Tecnologia da Informação especializados em desenvolvimento e sustentação de sistemas com base em métodos ágeis. Mais de 70 servidores de 13 órgãos e entidades de diferentes áreas de atuação, como segurança pública, saúde e meio ambiente, participaram do treinamento.
Métodos ágeis são processos ou conjuntos de práticas desenvolvidos para beneficiar a entrega rápida e agregar valor aos usuários dos serviços. O seminário foi ministrado pelo especialista Newton Ghiraldelli, da Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática S.A.
A Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG é gerenciadora da Ata de Registro de Preços nº 232/2021, cujo objeto é essa contratação. A Ata é utilizada por órgãos e entidades do Estado de Minas Gerais para desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação diversos.
“Nós observamos que, no mercado, a aplicação de métodos ágeis, principalmente no âmbito de desenvolvimento de software, é mais eficaz que os métodos tradicionais, porque promovem a colaboração, a comunicação frequente, a adaptação às mudanças e a entrega constante de valor para o cliente. E isso se aplica também a outras áreas de conhecimento”, explica Ausier Santos, da Diretoria Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag-MG.
No treinamento, foram abordados conceitos de agilidade, métodos de aplicação e entregas de valor ao cidadão enquanto cliente dos serviços prestados pelo Estado. Também foram realizadas tarefas práticas a partir de estudo de caso e questões apresentadas pelos participantes em discussões em grupo.