Seplag-MG intensifica transformação digital dos serviços públicos com capacitação de gestores de TIC do Governo de Minas

Secretaria realizou mais um encontro da série de treinamento. Índice de Transformação Digital do Estado atualmente é de 80%
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu, nesta segunda-feira (13/11), mais um encontro com os gestores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que atuam em 30 órgãos e entidades do Governo de Minas. O objetivo foi capacitar os profissionais, apresentando soluções que intensificam a transformação digital dos serviços prestados pelo Estado.
O Estado disponibiliza, atualmente, 1.204 serviços no Portal MG (www.mg.gov.br). Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.059 etapas, sendo 80% delas realizadas digitalmente.
O encontro, realizado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, foi o segundo realizado este ano para capacitar os gestores de TIC dos órgãos. Os treinamentos abordam assuntos como soluções de transformação digital, carteira nacional de identificação, inteligência artificial, automação e estratégia nacional de governo digital.
“A capacitação busca aprimorar os processos de contratação de tecnologia do Estado, para torná-los mais aderentes às necessidades dos órgãos e entidades, garantir mais eficiência ao Governo de Minas e mais qualidade nos serviços internos, o que impacta, também, na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos mineiros”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.
Desta vez, o treinamento contou com uma palestra sobre o uso de assinaturas eletrônicas e as possibilidades de uso da plataforma do governo federal - Gov.br, ministrada pela gestora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Livia Ribeiro. A ferramenta, utilizada pelo Governo de Minas para login unificado no acesso aos serviços públicos, promove segurança de dados e de transações.
Também foram abordados o Conecta.Gov – ferramenta utilizada para validar login e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo – e os padrões corporativos de tecnologia que a Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG disponibiliza para todo o Estado. Os gestores apresentaram sugestões de novos registros de preços, ponderações relativas aos serviços e contratos corporativos.
Capacitações
Em setembro, a Seplag-MG reuniu cerca de 50 gestores de TIC no primeiro encontro da série, com o objetivo capacitar os profissionais, oferecendo conhecimentos, ferramentas e subsídios para fomentar uma estratégia e um planejamento direcionados para a aceleração da transformação digital no Estado. O treinamento foi realizado na Fundação João Pinheiro e contou com uma palestra voltada para estratégia e liderança.
Transformação digital
Os 1.204 serviços cadastrados no Portal MG (www.mg.gov.br) possuem, juntos, 3.059 etapas, sendo 944 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1773 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual.
Ao todo, desde 2019, o Governo de Minas simplificou 211 serviços para os cidadãos e transformou digitalmente 228 serviços. Anteriormente, para realizar serviços como emissão de atestado de antecedentes e alteração de endereço de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cidadão precisava se deslocar até uma unidade de atendimento do Estado. Hoje, esses serviços podem ser resolvidos digitalmente e sem necessidade de agendamento.