Seplag-MG capacita gestores de TIC do Governo de Minas para ampliar digitalização dos serviços públicos

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Seplag-MG capacita gestores de TIC do Governo de Minas para ampliar digitalização dos serviços públicos

Foram apresentadas soluções como o uso da Inteligência Artificial (IA) e a automatização de processos com o uso de robôs

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu, nesta quarta-feira (28/2), mais um encontro com cerca de 90 gestores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que atuam em 30 órgãos e entidades do Governo de Minas. A capacitação teve como objetivo ampliar as soluções e a troca de experiências que intensificam a transformação digital dos serviços prestados pelo Estado.

Foram apresentadas soluções que fazem uso de Inteligência Artificial (IA) e a automatização de processos por meio de configuração de robôs que podem, de forma autônoma, executar tarefas repetitivas que não necessitam de senso crítico e/ou avaliação humana. Esse foi o primeiro encontro de gestores de TIC do ano de 2024. Além das 90 pessoas que participaram de forma presencial, outras 100 acompanharam a transmissão on-line. Em 2023, foram quatro encontros.

“A inserção de um documento em um sistema e, até mesmo, o processo de pagamento, contêm atividades que podem ser automatizadas. Esses encontros permitem a troca de experiências, além do desenvolvimento de uma comunidade que visa garantir e expandir a qualidade dos serviços prestados, permitindo que Minas avance cada vez mais com o uso da tecnologia e com a eficiência dos processos”, destacou o superintendente Central de Governança Eletrônica, Fabrício de Barros Salum.

Na oportunidade, os gestores de TIC tiveram também a apresentação do Almoxarifado Virtual de Minas Gerais (AVMG), gerido pela Diretoria Central de Materiais e Insumos da Seplag-MG. O AVMG é um serviço de terceirização da operação logística para o fornecimento de materiais de expediente e de informática para os órgãos estaduais, buscando simplificar a aquisição de materiais de consumo para a Administração Pública.

Mais informações sobre o Almoxarifado Virtual podem ser acessadas clicando aqui

Transformação digital

Ao todo, desde 2019, o Governo de Minas simplificou 226 serviços para os cidadãos e transformou digitalmente 241serviços. Além disso, o Estado disponibiliza, atualmente, 1.204 serviços no Portal MG (www.mg.gov.br). Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.122 etapas, sendo 81% delas realizadas digitalmente.

Estratégia de TIC

A estratégia de TIC do Governo de Minas estabelece diretrizes e boas práticas a serem aplicadas pelos órgãos e entidades para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, por meio da otimização de recursos e da adoção de tecnologias inovadoras nos processos governamentais. 

A estratégia é revista anualmente pela Seplag-MG e repassada para toda a administração estadual. Nela, são propostas ações voltadas para o incremento da economia digital em Minas, para a implementação de sistemas integrados de gestão, para a ampliação do acesso à internet em regiões de baixo desenvolvimento, além de diretrizes voltadas para as contratações de TIC, tendo em vista a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado, entre outras iniciativas.