
Mostra que ocupará espaços públicos do Circuito Liberdade, em setembro, levará ciência e tecnologia para mais perto da população
O que pode ser feito para prevenir ou controlar o avanço da Diabetes Mellitus (DM)? Como a Ciência, Tecnologia e Inovação podem contribuir? Medicação, prática de exercícios e alimentação adequada são realmente as únicas alternativas?
As respostas para estas e outras questões poderão ser esclarecidas na 3ª edição da Inova Minas Fapemig, que traz para a Praça da Liberdade projetos como a "Avaliação da efetividade das intervenções comportamentais orientadas para o autocuidado" e o "Uso da tecnologia e da evidência clínica para uma assistência no controle e prevenção da Diabetes Mellitus", entre outros.
Para a coordenadora do projeto 'Avaliação da efetividade das intervenções comportamentais orientadas para o autocuidado', Heloísa de Carvalho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o cuidado com a enfermidade vai além de uma alimentação adequada, medicação e atividade física; é essencial uma mudança de comportamento que estimule o autocuidado.
“Sabemos que incorporar ou mudar hábitos de vida é o mais difícil. Por isso, as pessoas tentam resolver esse problema por meio da medicação, o que não é apropriado”, pontua Heloísa.
Para corrigir este problema, um grupo multidisciplinar de profissionais da área da saúde, linguística aplicada, estatística, ciências da computação e informática uniram-se e desenvolveram um aplicativo emotivo que exprime sentimentos de alegria, tristeza, medo, repugnância, raiva e dialogue com o usuário.
“A ideia é utilizar a tecnologia para auxiliar o autocontrole e fomentar condutas de autocuidado. No nosso software, além de funcionalidades básicas, como obter informação rápida sobre tópicos específicos; registrar o que e quando comeu e lembrar de tomar medicamentos e insulina, o usuário também terá acesso a histórias simuladas de outros adolescentes que enfrentam problemas e devem tomar decisões, arcando com as consequências das mesmas”, explica a coordenadora.
Outra iniciativa, e desta vez desenvolvida na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), focou na utilização da tecnologia para monitorar os pés diabéticos e assim prevenir complicações da doença.
Para a pesquisadora e membro do projeto 'Uso da tecnologia e da evidência clínica para assistência multidisciplinar', Eliane Muro, uma das formas de prevenção é a observação direta do pé diabético, por meio destas avaliações periódicas.
“O programa faz a avaliação dos pés da pessoa com Diabetes Mellitus e permite a investigação da história clínica dela para buscar alterações na pele e anexos, disfunções na sensibilidade e reflexos, alterações vasculares e anatômicas”, pontua Eliane.
Estas e outras pesquisas poderão ser vistas na Inova Minas Fapemig. A mostra vai acontecer entre os dias 15 e 17 de setembro, em cinco espaços que fazem parte do Circuito Liberdade: Memorial Minas Vale, MM Gerdau, Espaço do Conhecimento UFMG e Hub Minas Digital.
A Alameda da Educação, rua em frente a esses espaços, também será ocupada por caminhões de ciência e competições. Em breve, a programação completa com o horário de todas as atrações estará disponível.
Confira as atrações já confirmadas:
- Mostra de Resultados - Cerca de 40 equipes de pesquisadores, de diferentes universidades e centros de pesquisa de Minas Gerais, estarão neste espaço apresentando os resultados de suas pesquisas à população, explicando seus projetos e dialogando com o público;
- Exposição de projetos das Redes de Pesquisa de Minas Gerais e dos Institutos Nacionais de C&T;
- Caminhões da Ciência: Museu Itinerante Ponto UFMG; Projeto Ciência Móvel (Epamig); Espaço Maker (Senai). Os caminhões estarão distribuídos pela Alameda da Educação, mostrando seus experimentos, brinquedos interativos, resultados de pesquisas e produtos, permitindo à população o acesso a pesquisadores que poderão tirar dúvidas e atendê-los neste espaço;
Sobre a mostra:
- Dias: 15, 16 e 17 de setembro de 2017
- Local: Circuito Cultural Liberdade
- Programação e mais informações: www.inovaminas.fapemig.br