Reparação Brumadinho: Unidades básicas de saúde e academia do SUS serão reformadas e vão receber melhorias em Florestal

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
Florestal

A primeira fase da iniciativa tem duração prevista de 10 meses e valor estimado em R$ 713 mil

Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e uma Academia de Saúde vão receber melhorias e reformas no município de Florestal, na Bacia do Rio Paraopeba. A iniciativa será custeada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho.  

Estão previstas as reformas em imóveis onde atualmente funcionam o Posto de Saúde Gameleira e o Programa de Saúde Familiar do bairro Nossa Senhora Aparecida e ainda em um prédio, onde funciona uma escola, que será transformado no Posto de Saúde Cachoeira das Almas. Nas UBS são realizados atendimentos em diversas especialidades e, também, são oferecidos variados serviços do Sistema Único de Saúde, o SUS. Já a academia, conta com várias turmas de 20 a 30 alunos em média, para aulas relacionadas à promoção da saúde da população. 

Na primeira fase da iniciativa, que tem duração prevista de 10 meses, serão elaborados os projetos arquitetônico e de engenharia para as intervenções. O valor estimado para esta etapa é de R$ 713 mil, e toda a execução é de responsabilidade da Vale. A mineradora também será responsável pelas obras, que serão executadas após a aprovação dos projetos.  

O principal objetivo das reformas é ampliar a capacidade de atendimentos da atenção primaria, aumentando assim a qualidade e a eficiência do SUS municipal. Entre os serviços ofertados nas unidades, estão disponíveis atendimentos médicos de clínico-geral e variadas especialidades; dentista, nutricionista e psicólogo; sala de vacina, ações de promoção à saúde, entre outros.   

O fortalecimento da área da saúde foi amplamente priorizado no município durante o processo de Consulta Popular, que norteou a definição dos projetos de fortalecimento dos serviços públicos para serem executados na região atingida. 

Unidades que serão reformadas 

Programa de Saúde Familiar III: Localizado na Rua Ezequiel Fraga, 727, bairro Nossa Senhora Aparecida. Segundo a Prefeitura, na unidade são realizadas consultas ginecológicas, pediátricas, psicológicas, odontológicas. O local ainda conta com sala de vacina, nutricionista e palestras para promoção à saúde. A reforma vai proporcionar mais conforto tanto para os profissionais quanto para os usuários. 

Posto de Saúde Gameleira: Localizado na Rua Padre Vilaça, nº 35. A reforma vai permitir ampliação do número de atendimentos e de realização de exames preventivos para as mulheres em idade preconizadas pelo SUS. A unidade conta ainda com serviços de clínico geral, enfermagem e nutricionista. 

Academia da Saúde: funciona de segunda a sexta feira com atividades voltadas à promoção à saúde. A reforma vai possibilitar mais conforto para profissionais e alunos que frequentam as aulas no local. A unidade fica na Rua Ezequiel Fraga, nº 723. 

O novo Posto de Saúde de Cachoeira das Almas será instalado onde atualmente funciona a escola de mesmo nome, localizada na Rua Dercy Alves Ribeiro S/N, zona rural do município.  

Reparação socioeconômica  

Florestal é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.  

O projeto “Construção, Ampliação, Reforma dos Prédios do Setor da Saúde - parte 1: reforma de 4 quatro unidades de saúde” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação e foi definido após a Consulta Popular, realizada na região atingida. Com esta nova ordem de início, Florestal passa a contar com nove projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. 

O andamento dos projetos pode ser acompanhado no portal da auditoria da FGV.