Reparação Brumadinho: Projeto para reformar três escolas e uma creche é iniciado em São José da Varginha

Submitted by 11748360671 on
Iniciativa foi definida após consulta popular realizada na região

Três escolas e uma creche municipal serão reformadas e ampliadas em São José da Varginha, na Bacia do Paraopeba. A primeira fase de execução consiste na elaboração dos quatro projetos de engenharia para as obras. A iniciativa engloba as seguintes unidades de educação: Creche Municipal Rosalia Maria de Rezende; Escola Municipal Amelia Nogueira Duarte; Escola Municipal Jose Moreira Duarte Filho; Escola Municipal Pereira Da Costa. O prazo para entrega dos projetos de engenharia é de um ano e três meses, e o valor estimado para esta etapa é de R$ 1.785 milhão.

Após esta etapa, as obras serão executadas com recurso do Acordo de Reparação ao rompimento da Vale em Brumadinho. São José da Varginha está entre os 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento. A iniciativa foi definida após a Consulta Popular realizada na região atingida. O financiamento e a execução são obrigações da Vale.

“Este projeto, durante a Consulta Popular, ficou como prioridade devido à grande importância para o melhor atendimento para nossas crianças e alunos, proporcionando maior qualidade e um espaço adequado para a formação de cidadãos, que são o futuro da nossa cidade”, explica o prefeito Vandeir Paulino da Silva.

As quatro escolas recebem atualmente cerca de 500 alunos da educação infantil e do ensino fundamental. A proposta também tem como objetivo ampliar o número de vagas ofertadas na rede municipal.

“Para o Governo do Estado, juntamente com as Instituições de Justiça, é sempre uma relevante notícia quando mais um projeto é iniciado na região atingida. Estas obras vão fortalecer a educação e melhorar a qualidade do ambiente escolar para a comunidade”, afirma o coordenador do Comitê Gestor Pró-Brumadinho e secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Luís Otávio Milagres de Assis.

Reparação socioeconômica

São José da Varginha é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.

O projeto “Reforma e Ampliação das Escolas e Creches Municipais” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação e foi definido após a Consulta Popular, realizada na região atingida. Com esta nova ordem de início, São José da Varginha passa a contar com 10 projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução, entre eles a pavimentação do trecho da MG-060, Esmeraldas São José da Varginha. O acompanhamento da obra na estrada pode ser acessado no portal Pró-Brumadinho.

O andamento dos demais projetos pode ser acompanhado no portal da auditoria da FGV.