Programa de Lideranças do Governo de Minas inicia agenda 2024

PDL 2024

Neste ano, iniciativa vai capacitar cerca de 125 gestores que ocupam cargos de chefia no Estado

O governador Romeu Zema participou, na manhã desta quarta-feira (20/3), da abertura das atividades de 2024 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas

A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fundação João Pinheiro (FJP) tem o objetivo de desenvolver líderes para atuação inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados mais eficientes.

Durante participação na abertura do curso, o governador propôs momento de troca de experiências com os gestores, com fala que ressaltou a importância do programa para a preparação de líderes dentro do poder público mineiro.

“O motivo de estar aqui mais uma vez é por acreditar firmemente na preparação, em se antecipar aos problemas, o que faz toda a diferença nas nossas tomadas de decisão. Quando mais preparados estivermos, menos vamos sangrar no dia-a-dia. Em minha experiência como gestor pude ver de perto como o fator gestão e liderança tem impacto nos resultados”, disse.

O chefe do Executivo mineiro também compartilhou com os participantes do programa a necessidade da capacitação de líderes que tenham seus objetivos pautados no benefício da população.

“Nas nossas secretarias, o trabalho que é feito no Estado tem de, necessariamente, visar o bem o povo, o pagador de impostos. Nós estamos aqui para devolver para o mineiro educação melhor, saúde melhor, serviços melhores nas unidades, segurança e infraestrutura adequada”, completou.

Equipe

Neste ano, cerca de 125 lideranças vão participar do PDL, entre subsecretários e superintendentes, além de gestores regionais. As atividades que tiveram início nesta quarta-feira vão durar durante o ano em encontros periódicos.

Estratégia

Parte do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL teve início em 2019, tendo como público alvo os subsecretários.

O programa foi estruturado com atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, engajamento e comunicação.

Em 2023, o público alvo do programa foi ampliado, dando origem ao PDL Superintendentes, mantendo-se o mesmo propósito.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, enalteceu a importância do programa para o desenvolvimento profissional do gestor e para o serviço público estadual.

“Estes momentos de aprendizado são muito importantes para a formação de vocês e também para o governo e para a sociedade. Uma vez que nós gestores estamos melhor preparados, quando temos líderes melhores as entregas para a sociedade ocorrem com mais fluidez e de forma mais efetiva”, disse.

Metodologia

O evento de abertura das atividades tem o objetivo de fortalecer a conexão entre estes profissionais, refletir sobre o tema engajamento de líderes e equipes e iniciar ações específicas de desenvolvimento das lideranças.

Os subsecretários farão a construção conjunta das ações temáticas e metodológicas que serão utilizadas nos demais encontros do ano e os superintendentes receberão a devolutiva sobre o Inventário de Personalidade Facet5, seguida de reflexão, em grupos, acerca das possibilidades de contribuição dos resultados do inventário para o processo de desenvolvimento de competências.

Transforma Minas

Coordenado pela Seplag-MG, o Transforma Minas consolidou-se como uma das principais políticas do Governo do Estado na área de gestão de pessoas.

Por meio do programa, mais de 450 profissionais já foram selecionados para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários, superintendentes, diretores e outros cargos de diversos órgãos e instituições.