
Nuvem, data lake e ProBPMS: novos recursos para utilização pelos gestores de TI foram apresentados na última segunda-feira no Encontro de Gestores de TIC de Minas Gerais
A Prodemge apresentou, na última segunda-feira (8/5), a sua nova torre de serviços de nuvem para gestores de TI do Governo de Minas, em uma reunião de trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) junto com os órgãos e entidades.
A mais nova torre do Caderno de Serviços da Companhia foi apresentada pelo superintendente de Serviços, Flávio Chagas, e pelo gerente de Gestão de Serviços de Nuvem, Augusto Zadra. Eles detalharam os principais serviços, estruturados de maneira flexível de modo a prover autonomia e atender cada uma das necessidades dos clientes e seus diversos níveis de maturidade em relação à utilização da nuvem.
“Essa tecnologia é um caminho sem volta. Sabendo da sua importância e dos enormes benefícios que ela pode trazer para a administração pública, montamos um portfólio que vai trazer agilidade, modernidade, redução de custos, otimização e escalabilidade para os órgãos do governo”, afirmou o diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, na abertura do evento.
As ferramentas disponibilizadas, de acordo com o superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag, Fabrício Salum, vão contribuir para melhorar a prestação de serviços para os cidadãos. “A gente entende que a nuvem é uma ferramenta que está em uso cada vez mais crescente. O trabalho de estruturação desse serviço teve como objetivo trazer mais opções para os órgãos de governo, sempre no intuito de dar mais eficiência aos serviços internos, além de impulsionar a qualidade dos serviços, fazendo com que os benefícios da nuvem cheguem até o cidadão”, explicou.
Segundo Zadra, os serviços da Nuvem Prodemge permitem pagamento por consumo, elasticidade, escalabilidade, agilidade, segurança e facilidade para monitorar e gerir o consumo por meio de um portal. “Tudo isso aliado com a expertise que a Companhia proporciona e o conhecimento especializado que temos do negócio do cliente”, concluiu.
Data lake e ProBPMS
Durante o evento, os gestores de TI também tiveram a oportunidade de conhecer sobre a iniciativa que a Prodemge está conduzindo para implantar o Data Lake MG no Estado e incentivar a gestão orientada a dados. André Alves, superintendente de Sistemas de Defesa, mostrou o trabalho que está sendo feito com a Base Integrada de Segurança Pública, primeira aplicação de data lake na administração pública estadual.
Outra apresentação foi a da ferramenta ProBPMS, que facilita a automatização de processos de negócio. “A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), projeto da Seplag-MG e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) que ganhou reconhecimento nacional no ano passado, foi desenvolvido por meio dessa solução. Chegamos em um estágio maduro da ferramenta e ela em breve será incluída no Caderno de Serviços Prodemge”, afirmou o assessor da Diretoria Técnica Sândalo Bessa.
As três iniciativas – os serviços de nuvem, o data lake corporativo e o ProBMPS –, como assinalou o diretor técnico Ladimir Freitas, fazem parte do novo direcionamento conduzido na Prodemge, voltado para a modernização e transformação, com foco na oferta de serviços de excelência para o cidadão.
Conceitos
Nuvem: a computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob demanda por meio da Internet com definição de preço de pagamento conforme o uso. Ao invés de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, é possível acessar serviços de tecnologia, como capacidade computacional, armazenamento e bancos de dados, conforme a necessidade.
Data Lake: é um repositório centralizado para gerenciar volumes de dados extremamente grandes. Ele serve como uma base para coleta e análise de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados em seus formatos nativos, para orientar novos insights, melhorar previsões e otimização. Ao contrário dos armazéns de dados tradicionais, os data lakes podem processar vídeo, áudio, logs, textos, mídias sociais, dados de sensores e documentos para impulsionar aplicativos, análises de dados e Inteligência Artificial.
ProBPMS: é a sigla para Business Process Management Suite (ou System) - uma ferramenta que automatiza o Gerenciamento de Processos de Negócio e o apoia em todas as suas etapas, desde o mapeamento e modelagem de processos até o monitoramento do desempenho e da otimização desses processos. No caso, foi desenvolvido uma ferramenta específica para o Poder Executivo de Minas Gerais que ganhou o nome de ProBPMS.