Governo de Minas leva inclusão digital e cidadania a municípios e localidades do Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:
UAI

Governo encerra o ano com 35 UAIs e 40 antenas do Alô, Minas! instaladas. Iniciativas buscam aprimorar os serviços públicos e aproximar o cidadão do Estado.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), levou conexão e cidadania a diversos municípios e localidades do Estado. Iniciativas como os programas UAI Compartilha e o Alô, Minas! buscaram tornar os serviços públicos cada vez mais próximos e acessíveis ao cidadão mineiro.

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), que reúnem em um único espaço serviços de diferentes órgãos e esferas, foram expandidas por meio do programa UAI Compartilha, uma parceria entre a Seplag-MG e os municípios. O número de unidades passou de 31 para 35 nessa gestão, sendo quatro delas inauguradas nos últimos dois anos. 

Já o Alô, Minas!  buscou melhorar as condições de vida da população por meio do acesso e da conectividade, levando telefonia móvel e internet com tecnologia 4G a distritos e localidades que não contavam com a cobertura. A medida promove novas oportunidades, autonomia e desenvolvimento em diversas regiões do Estado. Até o momento, 40 antenas já foram instaladas e mais de 30 mil cidadãos atendidos.

“Garantir cidadania com eficiência na prestação de serviços públicos foi um dos pilares do trabalho desenvolvido pela Seplag-MG nos últimos quatro anos. Trabalhamos incansavelmente para realizar ações que transformassem a vida dos mineiros. Com iniciativas inovadoras, buscamos aproximar cada vez mais o Estado do cidadão, garantindo conexão, simplificando serviços e ampliando o acesso aos canais de atendimento”, explica a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Cidadania

A primeira unidade do UAI Compartilha, lançado pela Seplag-MG em 2019, foi inaugurada em dezembro de 2021 em Leopoldina. Em 2022, foram inauguradas as UAIs de Itajubá, Senhora dos Remédios e Três Corações. A Secretaria possui, ainda, convênios assinados com outros 25 municípios para a implantação de centrais de atendimento, além de 15 peticionamentos ativos. 

Juntas, as novas unidades implantadas possuem a previsão de realizar juntas cerca de 300 mil atendimentos por ano.  Até o fim de 2026, a projeção da Seplag-MG é dobrar o número de unidades. 

“O Programa UAI Compartilha foi concebido como uma estratégia para aumentar a capilaridade da rede de UAIs no território de Minas Gerais. Em parceria com os municípios, nós ampliamos a capacidade de atendimento e viabilizamos a prestação de serviços públicos com mais comodidade à população, que não precisa realizar grandes deslocamentos para acessar as funcionalidades”, ressalta a diretora Central de Atendimento Presencial da Seplag-MG, Marina Kleinhappel.

Conectividade

Para ampliar o acesso e a conectividade da população, o Alô, Minas!, lançado em 2020 pela Seplag-MG, está levando cobertura de telefonia móvel e internet com tecnologia 4G para 157 localidades e distritos mineiros que não eram atendidos pelos serviços. O programa tem a projeção de beneficiar mais de 110 mil pessoas. Até o momento, 40 localidades e distritos já foram contemplados com a instalação das antenas, atendendo mais de 30 mil cidadãos.

“Sem o fomento do Estado, dificilmente essas localidades teriam acesso a cobertura de telefonia móvel, uma vez que estão distantes dos centros urbanos e possuem baixa densidade populacional.  O desafio do programa é tornar o Estado de Minas Gerais cada vez mais conectado e reduzir os fossos digitais para inserir todos os mineiros em um ambiente cada vez mais digital”, afirma a gestora técnica do Alô, Minas!, Izabela Rodrigues. 

A iniciativa pretende, ainda, promover o desenvolvimento industrial e comercial, propiciar condições para a manutenção dos investimentos atuais e a realização de novos investimentos no setor produtivo e tecnológico.

UAIs

Ao todo, Minas Gerais conta com as seguintes UAIs:

Araçuaí
Barbacena
Barreiro (Belo Horizonte)
Betim
Caratinga
Contagem
Coronel Fabriciano
Curvelo
Diamantina
Divinópolis
Governador Valadares 
Ipatinga
Itajubá
Juiz de Fora
Lavras
Leopoldina
Muriaé
Montes Claros
Paracatu
Passos
Patos de Minas 
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Praça Sete (Belo Horizonte)
São João Del Rei
São Sebastião do Paraíso
Senhora dos Remédios
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Três Corações
Uberaba
Uberlândia
Varginha
Venda Nova (Belo Horizonte)

Alô, Minas!

As antenas do Alô, Minas! foram instaladas em:

Candeias – Distrito Vieiras Bravos 
Frei Gaspar – Localidade Cachoeira do Aranã
Rio do Prado – Distrito Vila Formosa de Minas 
Congonhas do Norte – Distrito Santa Cruz de Alves 
São Pedro da União – Distrito Biguatinga
Carlos Chagas – Localidade Mayrink
Arcos – Localidade Ilha
Nova Ponte – Localidade Parque das Árvores 
São Gonçalo do Sapucaí – Localidade Carneiros
Lassance – Localidade Brejo
Berizal – Localidade Povoado de Barreiros
Ponto dos Volantes – Localidade Boa Vista de Santana
Dores de Gunhães – Localidade Vila Esperança
Monte Sião – Localidade Bairro Mococa
Taiobeiras – Distrito Mirandópolis
Varzelândia – Localidade São Vicente I
Varzelândia – Localidade Brejinho
São João da Ponte – Localidade Salvinópolis
São João do Paraíso – Distrito Mandacaru do Paraíso
José Gonçalves de Minas – Localidade Ijicatu
Piracema – Localidade Costas
Aguanil – Localidade Boticão
Cana Verde – Distrito Cerradinho
Toledo – Localidade Pereiras
Tocos do Moji – Localidade Sertão da Bernardina
Cambuí – Localidade Bairro Rio do Peixe
Rio Manso – Distrito Bernardas
Alfredo Vasconcelos – Distrito Potreiro
Bom Sucesso – Distrito Machados
Nova União – Localidade Carmo de União
Senhora dos Remédios – Distrito Japão
Onça de Pitangui – Distrito Jaguara de Minas
Candeias – Localidade Vargem dos Pereiras
Caparaó – Localidade Capim Roxo
Diogo de Vasconcelos – Distrito Bela Vista
Esmeraldas – Localidade Caracois de Baixo
Esmeraldas – Localidade Urucuia
Fervedouro – Distrito Samambaia da Paz
Belo Vale - Distrito Boa Morte
Ubá - Localidade São Domingos 

 


 

Tags